Feto com 8 meses

O feto com 8 meses já está completamente formado. Contudo, as quatro próximas semanas são extremamente importantes para que os membros possam alongar-se, os órgãos possam amadurecer e o bebê ganhará muito peso.

São os acontecimentos finais para que ele seja considerado “a termo” para o nascimento de maneira mais saudável possível, o que é considerado a partir das 37 semanas de gravidez. Ao nascer durante o oitavo mês, o bebê ainda é considerado prematuro, e poderá ficar mais tempo no hospital ou ter alguma complicação, ainda que a maioria dos bebês que nascem nessa fase sejam perfeitamente saudáveis.

Desenvolvimento do feto com 8 meses

Nesse mês, o bebê ingere muito líquido amniótico e o elimina como urina, por isso, é extremamente importante que a gestante beba muito líquido, para a produção de mais líquido amniótico e, de certa forma, eliminar as impurezas do líquido existente dentro do útero. A alimentação também é um fator importante, mas como a barriga já está grande e o útero comprime muito o estomago, é normal a diminuição de apetite. O ideal é que a mulher faça um número maior de refeições com porções menores de alimento, para facilitar a digestão.

8 meses de gestação são quantas semanas

O bebê, apesar de já estar bem grande e ocupar bastante espaço no útero, ainda consegue se mexer, então a mãe com certeza sentirá movimentos intensos durante esse mês.

Também pode acontecer nesse período o encaixe do bebê no canal do útero, posição essa em que ele ficará até a data do parto, movimentando assim apenas os membros sem sair dessa posição.

Com relação a mãe, já estará com a barriga grande o suficiente para enfrentar complicações na hora de dormir, como falta de ar e dificuldade de encontrar uma posição confortável. Pode se encontrar menos disposta para fazer atividades que antes eram cotidianas e se sentir sempre cansada.

Inchaços, algumas dores no corpo e a ansiedade com a chegada do parto também são normais. É também nessa fase que algumas mulheres notam a saída do colostro, que é o primeiro leite materno; entretanto, pode ser que ele chegue ao seio da mulher somente no dia do parto, o que também é normal, e é a sucção do bebê que faz com que a quantidade de leite aumente.

 feto com 8 meses de gestação

Foto: WeetNow

 A partir do oitavo mês também aumentam o número de consultas do pré-natal, para acompanhar o crescimento e desenvolvimento do bebê na reta final e também monitorar a saúde da gestante. Nessa fase, são comuns as oscilações de pressão, o que pode culminar na temida pré-eclâmpsia, que ocorre devido a hipertensão, ou quedas bruscas da pressão, que podem acarretar em desmaios, principalmente em épocas mais quentes do ano.

Também são necessários alguns testes no terceiro trimestre da gestação, pois muitas mulheres desenvolvem algumas doenças ou complicações, como exemplo a diabetes gestacional, apenas no final da gravidez. Caso isso ocorra, é normal que a mulher volte a ficar perfeitamente saudável após o parto.

 como esta um bebe de 8 meses na barriga

O feto com 8 meses pesa quanto nessa fase?

Um feto com 8 meses pesa, em média, de 2,2kg a 2,5kg e tenha por volta de 44cm de comprimento. É importante ter em mente que a genética e o peso da mãe também podem determinar a diferença de peso e altura de um bebê, o que não significa que um bebê menor ou maior possa ser mais saudável em detrimento do outro.

O que importa é que a mãe e seu filho se mantenham saudáveis para o momento do parto, que está cada vez mais próximo.


  • Add Your Comment

    *