Exantema súbito: o que é, contágio e fotos

O que é exantema súbito? O exantema súbito, também conhecida como roséola, é uma doença causada por dois tipos de vírus, o Human herpesvirus 6 e o Human herpesvirus 7. Geralmente, esses vírus atingem crianças de seis meses a seis anos de idade, já que a partir dessa idade o corpo já adquire anticorpos capazes de combater a doença antes que essa seja percebida, ou pode reagir de modo diferente e não ser diagnosticada corretamente.

O exantema súbito é caraterizado por febre alta, que pode chegar aos 40°C e que permanece durante três a cinco dias. Durante esse período, devem ser ministrados analgésicos e antitérmicos (paracetamol e dipirona são os medicamentos mais indicados), pois é comum a criança sentir dores de garganta, ouvido e cabeça. Também poderá ficar com o nariz entupido e ter redução de apetite, além de diarreia.

Além dos medicamentos, são sugeridos banhos mornos para a diminuição da temperatura e a troca de roupa após algumas horas, pois o suor pode deixar a criança irritada e desconfortável. Após a cessão da febre, aparecem algumas exantemas maculares (manchas vermelhas) pelo corpo da criança, surgindo primeiramente no tronco e após nos membros e rosto.

exantema o que é

Não há nenhum tratamento indicado para as manchas, elas tendem a sumir naturalmente após alguns dias. (Foto: RevistaCrescer)

O exantema súbito não deixa sequelas e nem é considerada uma doença de grande gravidade, entretanto, o período de febre deve ser tratado com especial atenção, pois temperaturas muito altas podem acarretar em convulsões.

Exantema súbito coça?

As manchas vermelhas causadas pelo exantema súbito não coçam, não ardem e não ficam doloridas, são apenas uma demonstração da doença na pele da criança. Em alguns casos, pode-se perceber a diminuição da quantidade das manchas já nas primeiras horas após o surgimento, mas na maioria das vezes, essas tendem a sumir ao final do segundo dia após o aparecimento. Não é necessária a aplicação de nenhum tipo de pomada ou creme específico.

Exantema súbito é contagioso? Como acontece a transmissão?

O exantema súbito é contagioso durante o período da febre, também chamado de incubação. Após essa fase, a doença deixa de ser contagiosa e a criança já pode voltar a frequentar creches, escolas e quaisquer outros lugares públicos, mesmo que ainda apresente as manchas vermelhas na pele.

Fotos de bebês com exantema súbito

ROSÉOLA INFANTIL

Tronco de bebê com as manchas provocadas pelo exantema súbito. (Foto: Medscape Reference)

exantema súbito fotos

Nesse caso, as manchas de exantema súbito já estão menos perceptíveis. (Foto: Gohaveababy)

exantema subito contagio

As manchas de exantema súbito pode aparecer também nas costas. Foto:Novartis

exantema o que é

As manchas de exantema súbito também atingem o rosto das crianças. (Foto: MyTrashyLife)

Roséola – Transmissão 

A transmissão da roséola é feita através do contato com as secreções do doente, principalmente da saliva. Pode então ser transmitida a partir do beijo, tosse, espirro ou mesmo através da utilização de utensílios em comum, como colheres, mamadeiras, chupetas, brinquedos ou outros objetos que a criança utilize.

Por ser uma doença com sintomas gerais, por vezes o exantema súbito não é diagnosticado de forma correta, e às vezes pode ser confundido com alergias ou resfriados. Apenas na fase das manchas é que os pais passam a reconhecer uma característica específica e geralmente levam as crianças ao hospital, o que geralmente não é necessário.

Veja também: Doença celíaca no bebê