Quando se preocupar com a febre do bebê?

You are currently viewing Quando se preocupar com a febre do bebê?

A febre é um dos sinais que mais assusta os pais, já que indica que algo não vai bem. No entanto, ambos devem manter a calma para seguir os procedimentos adequados seja para baixar a temperatura seja para identificar o que há de errado com o pequeno.

Febre: o que está acontecendo com o bebê?

A febre é caracterizada por uma temperatura superior a 37 graus nos bebês. Apesar de assustar, ela indica que o organismo está reagindo e combatendo um gente externo, seja vírus ou bactéria.

Medicação: quando oferecer antitérmico?

Quando a temperatura do bebê sobe e ultrapassa a barreira dos 37 graus, a febre já está presente. Porém, por se tratar de uma pequena alteração, não costuma necessitar de qualquer medicação.

Quando a temperatura aumenta mais e chega aos 38 graus os pais podem oferecer antitérmicos. Estes medicamentos podem ser ministrados até quatro vezes ao dia, mas é preciso cuidado, já que em muitos casos a tendência da febre era ceder sozinha. O excesso de antitérmicos pode causar hipotermia.

De olho no bebê: Sinais importantes 

Quando os pais ministrarem antitérmicos, devem ficar de olho no bebê e verificar se a temperatura abaixa. Além disso, observar se o bebê se anima e volta a brincar e comer normalmente. Caso a temperatura continue alta e o pequeno abatido, os pais devem procurar um médico e informar todos os sintomas bem como medicamentos ministrados.

Certo e errado: dicas para não cometer erros

O bebês não deve ser agasalhados em excesso quando estiverem com febre. Vale lembrar que o antitérmico demora de 30 a 40 minutos para fazer efeito. Enquanto isso, uma boa opção é banhar o bebê com água morna, para que seu corpo perca parte do calor excessivo. A água fria não deve ser utilizada, já que pode causar complicações no bebê.

Equipe Gestação Bebê

A equipe de redatores do Gestação Bebê é formada por jornalistas e profissionais convidados de diversas áreas, como pediatria e psicologia.

Deixe uma resposta