Doenças de pele comuns em bebês

Os bebês também sofrem com as doenças de pele, isso porque a pele deles é mais fina e frágil que a dos adultos, e consequentemente precisa de mais cuidados.

Os pais ficam muito preocupados sempre que surge uma marquinha diferente na pele dos pequenos, mas basta prestar atenção e seguir algumas recomendações:

Os bebês estão mais suscetíveis a doenças de pele

A pele dos bebês é mais frágil e sensível pois possui menos fibras elásticas e colágeno, favorecendo a penetração de bactérias ou substâncias tóxicas, o que favorece o desenvolvimento de feridas, irritações etc.

Doenças mais comuns

As doenças de pele mais comuns dos bebês são dermatite das fraldas, seborreica, icterícia fisiológica e miliária (brotoeja) e hiperplasia sebácea.

 Leia ainda: Licença paternidade: como funciona?

Dermatite de fraldas

A dermatite de fraldas ocorre devido a uma irritação causada pela amônia da urina do bebê associada a fungos e bactérias presentes na região do uso da fralda. Para o tratamento do bebê são indicadas higiene adequada, pomada para assaduras, trocas frequentes de fraldas e alguns instantes sem ela para a pele poder “respirar”. Quando a criança cresce a abandona a fralda o problema acaba de vez.

Dermatite seborreica

A dermatite seborreica é uma espécie de caspa, não agressiva, que surge inicialmente no couro cabeludo mas que pode atingir ainda outras partes do corpo, como testa e atrás das orelhas. O tratamento consiste em limpeza diária.

Bebê com dermatite seborréica (foto: Divulgação)

Bebê com dermatite seborreica (foto: Divulgação)

Icterícia fisiológica

A icterícia fisiológica é caracterizada pela tonalidade amarelada que a pele do bebê adquire logo nos primeiros dias de vida, e é muito comum, atingindo cerca de metade dos recém-nascidos. O problema, porém, deve sumir após uma ou duas semanas. Caso ele se estenda, é recomendado procurar um médico.

Icterícia em bebês (foto: Divulgação)

Icterícia em bebês (foto: Divulgação)

Brotoejas

As brotoejas são bolhas avermelhadas que aparecem por todo o corpo devido à dificuldade de liberação do suor pelas glândulas sudoríparas. Para afastar o problema é importante deixar o ambiente e bebê bem fresquinhos.

Brotoejas em bebês: procure um médico para diagnosticar seu bebê (foto: Divulgação)

Brotoejas em bebês: procure um médico para diagnosticar seu bebê (foto: Divulgação)

Hiperplasia sebácea

A hiperplasia sebácea, que se caracteriza por bolinhas pequenas e brancas ao redor do nariz não é nada grave, e some rapidamente em algumas semanas.

 Importante: Após perceber qualquer problema de saúde em seu filho procure imediatamente um médico.