Chá de camomila para bebê faz mal?

You are currently viewing Chá de camomila para bebê faz mal?

Oferecer chá de camomila para bebê com cólica faz parte da cultura brasileira.

Esse costume antigo é eficaz no combate ao desconforto intestinal, o que ajuda os pais a lidarem com as noites mal dormidas do bebê.

Porém, é preciso ter alguns cuidados antes de dar esse ou qualquer outro chá para a criança.

Além de ser indicado apenas para bebês de 6 meses de vida em diante, é essencial saber qual a quantidade segura de chá, o modo de preparo e temperatura ideal.

cha de camomila para bebe prende o intestino

Então, descubra agora quais são as propriedades do chá de camomila e seus benefícios para o bebê. Veja também como preparar um banho usando o chá para deixar o seu filho mais tranquilo.

Para que serve o chá de camomila para bebê?

O chá de camomila é indicado para ajudar no alívio das cólicas do bebê, melhorando os sintomas e desconforto. Tomar esse chá causa um relaxamento no intestino da criança, deixando-a mais tranquila.

Confira também: Chupeta Ortodôntica

Além disso, o chá melhora a digestão e promove um efeito ligeiramente sedativo. Isso faz com que o bebê também sinta um alívio na tensão emocional causada pelas cólicas.

para que serve cha de camomila para bebe
(Foto: My Traveling Baby)

Outros benefícios para o bebê são:

  • Melhora o sistema imunológico
  • Promove ação antibacteriana
  • Reduz estresse e agitação que dificultam a hora de dormir
  • Alivia cólicas, gases e prisão de ventre

Chá de camomila para bebê faz mal?

Apesar dos benefícios do chá de camomila, é importante saber que ele deve ser consumido apenas após 6 meses de vida. Antes disso, o recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) é o aleitamento materno exclusivo.

No primeiro semestre de vida do bebê, seu estômago ainda é muito pequeno. Por esse motivo, se ele tomar chá ou qualquer outro líquido, vai acabar não ingerindo o leite e suas vitaminas em quantidade suficiente para um desenvolvimento saudável.

O leite materno nutre e sacia o bebê, não havendo a necessidade de introduzir nenhum outro líquido nos primeiros meses.

Além disso, nessa fase da vida da criança, seu sistema imunológico ainda não está totalmente formado. Isso faz com que exista o risco do bebê desenvolver alguma alergia ao tomar o chá.

Após os 6 meses, o chá de camomila pode ser introduzido aos poucos na alimentação do seu filho. Para evitar que faça mal ao bebê, o ideal é que ele seja servido em temperatura ambiente, bem diluído e em quantidade pequena.

Chá de camomila prende o intestino do bebê?

Esse remédio caseiro e natural atua como um antiespasmódico, ou seja, provoca uma redução no movimento intestinal. Desse modo, ele diminui os espasmos no estômago do bebê, aliviando o incômodo das cólicas e combatendo os gases.

cha de camomila para bebe dormir
(Foto: Hopewood Lifestyle)

O chá de camomila ainda ajuda a tratar a má digestão, reduzindo acidez e inflamação intestinal. Com todos esses benefícios, quando o chá é oferecido nas medidas adequadas ao bebê, ajuda a relaxar a musculatura intestinal.

A bebida faz com que ocorram contrações no trato intestinal, levando os alimentos a se movimentarem melhor. Sendo assim, ao invés de prender o intestino do bebê, o chá de camomila ajuda a regularizar o intestino.

Qual a quantidade ideal?

O chá de camomila deve ser dado em pequena quantidade para o bebê, entre 30 ml e 60 ml (2 a 4 colheres de sopa). Para que ele possa beber com mais facilidade, o indicado é que o chá seja oferecido em colherinhas pequenas.

Saiba mais: Leite Ninho para bebê

O chá de saquinho deve ser evitado, dando preferência para as ervas orgânicas ou frescas. Não se deve adoçar o chá, pois isso vai fazer com que o paladar da criança acabe viciando.

A camomila deve ser fervida por cerca de 5 minutos e coada em seguida. O chá deve ser oferecido ao bebê em temperatura ambiente. Também pode-se acrescentar 1/2 colher de chá de erva-doce e uma folha de louro na hora de ferver o chá.

Para evitar que a bebida atrapalhe o apetite, recomenda-se que ela seja consumida longe do horário das refeições. Tomar o chá à noite vai contribuir para que seu filho tenha um sono mais tranquilo.

Como fazer chá de camomila para recém-nascido

Como já foi comentado anteriormente, não é indicado oferecer chá de camomila para bebê com menos de 6 meses de vida. Mas existe uma alternativa mais segura.

Além de as cólicas serem causadas pelo desenvolvimento do sistema gastrointestinal da criança, também tem relação com a alimentação da mãe. Ou seja, tudo o que a mãe ingere acaba por influenciar no seu leite.

Por isso, o mais indicado é que a mãe beba o chá ao invés de oferecer ao recém-nascido. Os nutrientes benéficos do chá chegam ao leite na medida certa e, dessa maneira, podem ajudar para que ele se sinta mais confortável.

Se as cólicas persistirem e forem muito intensas, o recomendado é que um pediatra seja consultado. Assim, ele poderá indicar o tratamento mais adequado.

Banho de balde com chá de camomila

Os efeitos do chá de camomila também podem ser aproveitados com um banho terapêutico para o bebê. Essa é a melhor solução quando ele ainda não pode ingerir a bebida.

como fazer banho de balde com camomila para recem nascido
(Foto: Mamovediya)

O banho de balde não só alivia as cólicas, mas também ajuda a criança a relaxar e acelera a cicatrização das assaduras.

Veja o passo a passo de como preparar o banho:

  1. Acrescente 1 xícara de chá de camomila em 500 ml de água quente e aguarde até que ele fique bem concentrado.
  2. Quando a água estiver morna, coloque 1 xícara do chá que foi preparado na água de banho do bebê.
  3. O chá pode ser coado, mas se preferir não coar, basta remover as florzinhas presas ao bebê com a tolha na hora de secar.
  4. Use o restante do chá para outros banhos, guardando-a na geladeira.

O bebê deve ficar na água até a temperatura começar a esfriar. O ideal é que o banho seja dado quando ele estiver com cólica, agitado ou com dificuldade para pegar no sono.

Qual o melhor chá para acalmar o bebê?

O chá de camomila é um dos mais indicados para acalmar o bebê. Além dele, outros também possuem ação levemente calmante, como:

  • Erva-doce
  • Cidreira
  • Hortelã

Lembrando que chás que contêm cafeína, como o mate ou chá preto, não devem ser oferecidos ao bebê. Isso porque essas bebidas podem afetar o sono da criança, deixando-a mais irritada e agitada.

Se seu filho for muito novinho, converse com o pediatra sobre dar chá de camomila para bebê dormir ou quando ele estiver sofrendo com as cólicas. Assim, é possível ter mais segurança antes de pensar em oferecer a bebida ao bebê.

Leia ainda: Copo de transição ou mamadeira

Equipe Gestação Bebê

A equipe de redatores do Gestação Bebê é formada por jornalistas e profissionais convidados de diversas áreas, como pediatria e psicologia.

Deixe um comentário