Azia na gravidez é sinal de bebê cabeludo – Mito ou Verdade?

Existem muitas histórias que giram em torno da gravidez. São tantos contos e lendas que a futura mamãe fica sem saber se acredita ou não. É o caso da azia na gravidez.

Na gestação são frequentes os diversos sintomas de problemas estomacais. Um dos mais recorrentes é azia. A queimação no estômago é uma sensação que incomoda muitas gestantes.

E mesmo que não tenha histórico de problemas digestivos, os sintomas da azia podem aparecer durante a gravidez devido as alterações hormonais. Os principais sintomas é a sensação de um gosto amargo ou ácido na boca ou na garganta, queimação e dor na boca do estômago (Azia na gravidez – Quando começa? Como aliviar?).

 Azia na gravidez é sinal de bebê cabeludo – Mito ou Verdade?

MITO! Você já deve ter ouvido da mãe, avó, tia, amiga ou vizinha que ter azia na gravidez é indício de que o bebê vai nascer com muito cabelo. Então, saiba que isso é uma lenda!

Segundo os médicos, a azia está relacionada principalmente com alterações que os hormônios da gravidez provocam na digestão, e não com alguma característica física, como o cabelo do bebê. O que vai definir se seu filho vai ser ou não cabeludo não é a azia e, sim, a genética.

gravidez queimação na garganta

Portanto, azia não é sinal de bebê cabeludo! Foto: Dm

Leia mais: 5 dicas para evitar queimação na gravidez

O que acontece é que na hora de nascer, quanto mais jovem ou prematuro é o recém-nascido, mais penugem ele vai ter. Com 40 semanas, geralmente, a pele do bebê já nasce mais descamada porque seu ciclo de formação já terminou. Isso também acontece no couro cabeludo.

 O que causa azia na gravidez?

Azia na gravidez é sinal de bebê cabeludo - Mito ou Verdade?

Foto: Sanjin

Durante a gravidez, a azia significa que o útero pressiona o estômago, causando o refluxo do ácido estomacal. Mas o principal vilão desse mal são os hormônios.

Azia nos três primeiros meses de gestação são decorrentes do aumento do beta HCG (hormônio produzido pela placenta), sendo que em gestações de gêmeos (Dicas e cuidados na gravidez de gêmeos), por exemplo, esse efeito é maior.

Azia da metade da gestação em diante são devidos à ação da progesterona, que aumenta o tempo que o estômago leva para esvaziar, assim como afrouxa as válvulas, favorecendo o refluxo.

 

Como saber se o bebê vai nascer cabeludo ou careca?

como saber se o bebe vai nascer cabeludo ou careca

Foto: Siberia Photography

Não há como saber se os bebês serão carequinhas ou cabeludos até que nasçam. Esse detalhe é uma das características que fazem parte da constituição de cada pessoa.

Tudo isso tem a ver com genética, já que o resultado do sequenciamento genético de cada pessoa é influenciado pela combinação dos genes da mãe e do pai, bem como dos quatro avós. Tanto é que existe até bastante variação das características de nascimento entre irmãos. A cor e o tipo de cabelo – crespo ou liso, fino ou grosso – vai variar se o bebê puxou mais a família da mãe ou do pai.

Para evitar azia, a futura mamãe precisa ter uma alimentação saudável e balanceada. Alimentos como refrigerantes, frituras e massas pioram muito o refluxo e consequentemente a azia. As refeições também devem ser fracionadas e as porções diminuídas.

Concluída a teoria: Azia na gravidez NÃO é sinal de bebê cabeludo!