Dicas para cuidar da cicatriz na cesárea

You are currently viewing Dicas para cuidar da cicatriz na cesárea

Acabou de fazer um parto cesariano? Não deixe de ver essas dicas para cuidar da cicatriz na cesárea:

Muitas mulheres têm medo do pós-operatório quando o assunto é a cesárea. Elas imaginam que cuidar da cicatriz ao mesmo tempo em que cuidam do bebê será difícil. A verdade é que ela exige alguns cuidados para que tudo corra bem. Veja a seguir:

Partos por cesárea

Os partos de cesárea já somam metade dos partos realizados no Brasil. No entanto, o recomendado pela OMS é de no máximo 15%. Trata-se de um procedimento operatório de médio porte.

Na cesárea é feito um corte transversal na região abdominal de até 12 centímetros, cortando sete camadas.

Foto: Ereportaz
Foto: Ereportaz

Dicas para cuidar da cicatriz na cesárea

  • É preciso descansar: nos primeiros 15 dias o descanso é fundamental para a boa cicatrização. O útero materno também estará retornando ao seu tamanho normal. A mulher deve apenas cuidar de seu bebê, e nenhuma atividade além dessa. Após este período os pontos já podem ser removidos caso não sejam absorvíveis.
  • Higienização do corte: é preciso cuidar do corte e higienizá-lo. Limpe a região com água e sabão e seque bem. Não se deve utilizar qualquer creme sobre a cicatriz.
  • Respeite os limites de seu corpo: após os primeiros 15 dias a mulher já pode retomar algumas de suas atividades, como dirigir, por exemplo. Mas, é preciso que ela preste atenção aos limites de seu corpo. As dores indicam que ele chegou ao seu limite, então você deve diminuir os esforços e as atividades.

Leia ainda: Como ter uma gestação saudável

  • Exercícios: após 15 dias, caminhadas leves podem ser retomadas. Já as atividades que envolvem movimento abdominal devem ser evitadas até 2 ou 3 meses após o parto.
  • Não tome sol na cicatriz: o sol na cicatriz deve ser evitado após seis meses para que a região não ganhe uma coloração escura.
  • Anormalidades: se o local ficar inchado, avermelhado, soltando secreção e provocar febre, procure seu médico.

cesarea

Após as dicas para cuidar da cicatriz na cesárea, veja também: Alimentação pós parto- O que comer? 

Equipe Gestação Bebê

A equipe de redatores do Gestação Bebê é formada por jornalistas e profissionais convidados de diversas áreas, como pediatria e psicologia.

Deixe um comentário