Search
Search
X

Adenomiose: O que é, Causas e tratamentos

Entenda quais são as causas da doença e os tratamentos disponíveis para a cura da adenomiose

A adenomiose é uma doença que atinge cerca de 20% das mulheres e pode causar riscos para aquelas que pretendem engravidar.

Adenomiose – O que é?

É uma doença que ocorrer com maior frequência na parede externo do útero, podendo ser generalizada ou focal.

A causa mais aceita para a doença é a infiltração do tecido endometrial na parede uterina, fazendo com que as células se agrupem, aumentando a região entre o endométrio (parte interna do útero, onde é implantado o embrião) e o miométrio (parte intermediária do útero composta por músculos).

adenomiose engorda

Os principais sintomas da adenomiose são:

  • Inchaço na região abdominal
  • Prisão de ventre
  • Cólicas intensas durante o período menstrual
  • Dor durante as relações íntimas
  • Aumento do fluxo menstrual
  • Dor ao evacuar

Adenomiose uterina

Consiste em uma doença que ocasiona um espaçamento dentro das paredes do útero, resultando em sensação de dor, sangramento ou fortes cólicas (principalmente no período menstrual). Os primeiros sintomas podem se manifestar após 2 a 3 anos do parto e, em geral, desaparece na menopausa.

Trata-se de uma doença curável, sendo o tratamento feito à base de remédios anti-inflamatórios ou hormônios. Porém, se os sintomas não forem controlados com o uso de medicamentos, é feita uma cirurgia para retirar o útero.

adenomiose pode engravidar

Foto: Opas

Adenomiose e endometriose

A adenomiose consiste em um tipo de endometriose. A endometriose ocorre com o quando o tecido do endométrio cresce fora do útero, enquanto na adenomiose o crescimento do tecido ocorre dentro do músculo do útero.

Adenomiose e gravidez

Essa doença pode causar graves complicações na gestação, pois pode resultar em gravidez ectópica (gestação onde o óvulo se implanta fora do útero) ou aborto.

Em geral, a doença surge após a gravidez por conta do estiramento do útero e, por essa razão, grande parte das mulheres podem ter filhos antes que a doença se manifeste.

Engorda?

A adenomiose não causa o aumento de peso. O que pode acontecer é o inchaço na região abdominal, o que é provocado também por causa da prisão de ventre, que consiste em um dos sintomas da doença.

 

Tratamento com anticoncepcional

O estrogênio e progesterona impedem o ciclo menstrual, reduzindo as dores intensas. Por essa razão, um dos tratamentos é feito através do uso de anticoncepcionais, que também atuam diminuindo os efeitos inflamatórios que a doença provoca.

Tratamento natural

Veja quais são os tratamentos naturais para a adenomiose:

Açafrão



adenomiose é cancer

Foto: Dazzlecat

Consumir açafrão ajuda a reduzir a inflamação e também diminui a quantidade de sangue produzido na menstruação. Além de incluir esse remédio natural no preparo de pratos, uma dica é misturar uma colher de chá de açafrão a um copo de leite.

Gengibre

adenomiose é cancer

Foto: Mdteb

Esse alimento contém potentes antioxidantes e ação anti-inflamatória, o que contribui para o melhor funcionamento do útero. Ele também age como um analgésico natural, reduzindo as dores menstruais. Para usufruir desses benefícios do gengibre, é recomendado tomar o chá feito com essa raiz todos os dias.

Aloe vera

adenomiose tratamento homeopático

Foto: AMillionStyles

A aloe vera deixa o fluxo menstrual mais constante, o que ajuda a minimizar a pressão sobre o útero, reduzindo assim a dor. O recomendado é tomar um copo de suco de aloe vera por duas vezes ao dia.

Magnésio e cálcio

tratamento fitoterapico para adenomiose

Foto: Theworldbeast

Esses minerais ajudam a regular o período menstrual, o que faz os sintomas da adenomiose serem reduzidos ou eliminados. Por esse motivo, é comum especialistas recomendarem a ingestão de suplementos à base desses minerais.

Adenomiose pode virar câncer?

Se não for tratada devidamente, a adenomiose pode evoluir para câncer. Por esse motivo, é importante relatar ao médico os sintomas para que seja feito o diagnóstico e oferecido o tratamento.

Adenomiose: O que é, Causas e tratamentos
Avalie esta matéria!






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*