Search
Search
X

Remédio para cólica de bebê: Como eliminar as cólicas

O nascimento de um bebê é sempre motivo de alegria para os pais, mas também traz grandes cuidados e mudanças na rotina da casa

Confira o melhor remédio para cólica de bebê:

A mãe passa a amamentar, o que nem sempre é fácil no início, devido a paga correta do seio e saída do leite, os pais aprendem a trocar as fraldas e também começam aos poucos a identificar o que o choro do bebê representa, se é fome, sono ou dor.

A partir das duas semanas de nascido, o bebê pode começar a sentir as cólicas, que é um dos maiores receios dos pais, já que é um período difícil de lidar.

Cólicas em Recém-nascidos

Para saber se o que o bebê está sentindo é realmente cólica, é importante observar alguns sintomas: as dores acontecem a partir da segunda semana de nascimento e dificilmente perdura mais que os três meses de vida (caso o bebê seja prematuro, a contagem é de quinze dias a partir da data prevista para o parto a termo); a criança, ao chorar, encolhe muito as perninhas e se mostra visivelmente incomodada; o choro é intenso e, às vezes, o bebê chora por até três horas seguidas, geralmente no mesmo período do dia e várias vezes na semana.

remedio colica bebe 2 meses

Além disso, é comum o bebê expelir gases durante o choro e ter dificuldade de mamar devido às dores. (Plenilunia)

A causa principal da cólica do bebê é o fato de o aparelho digestivo ainda não estar totalmente amadurecido, e ao receber o leite como alimento, o organismo demora algum tempo para aprender a funcionar corretamente, causando os gases e o desconforto. Entretanto, esse problema não é considerado uma doença e tão pouco deixa qualquer tipo de sequela.

Remédio para cólica de bebê

Algumas medidas podem aliviar as cólicas do bebê, como banhos mornos, massagens na barriga (fazer sempre com as mãos mornas para transmitir o calor ao bebê) e colocar bolsa de água morna na barriga, sempre verificando a temperatura da água para evitar queimaduras na pele do bebê. Além disso, verificar se o bebê não está engolindo ar ao mamar também é importante para evitar o aumento dos gases, assim como sempre colocá-lo para arrotar após as mamadas.

remedio colica bebe funchicoria

(Foto: Dispensaire.ca)

Existem controvérsias sobre dar chás como remédio para cólica de bebê. Apesar de chás como o de camomila, alfazema e erva-doce serem considerados remédios caseiros e muito recomendados por terem propriedades relaxantes, muitos pediatras reprovam a prática de dar qualquer outro tipo de alimento para o bebê que não seja o leite, visto que, como o aparelho digestivo ainda não está formado, é ainda mais difícil de se adaptar com outros tipos de bebida, o que pode causar o efeito contrário ao desejado, ou seja, ainda mais gases e cólicas.

Funchicórea 

 remedio caseiro para colica de bebe recem nascido

(Foto: iStock)

Funchicórea é um remédio vendido em pó, que tem em sua composição apenas extratos de folhas de chicória, flores de funcho e raiz de ruibarbo. Apesar de já ser fabricado há mais de 70 anos, já foi proibido de ser comercializado, por ser contestada a sua eficácia contra as cólicas do bebê. Atualmente, o remédio é liberado para venda e pode ser facilmente encontrado em farmácias. Deve ser diluído em 40ml de água para ser dado ao bebê ou o pó pode ser colocado diretamente na chupeta. Pela orientação de ser diluído em água e ter risco de o pó causar asfixia na criança, muitos pediatras reprovam o medicamento.



Cólica em recém-nascido x Simeticona 

remedio colica bebe mylicon

(Foto: Baby Center)

É importante ressaltar que, antes de ministrar qualquer medicamento para o bebê, é fundamental consultar o pediatra.

A Simeticona (ou Dimeticona) é um medicamento muito conhecido e os mais recomendados por pediatras, que tem como principal função diminuir as bolhas de ar do intestino, aliviando assim os gases e o mal-estar causado por eles. Algumas marcas de remédios famosos para o tratamento de cólicas, como o Mylicon e o Luftal, possuem esse composto em suas fórmulas.

Mylicon é uma boa opção?

remedio colikids

Foto: Mommysblog.net

O Mylicon é um medicamento à base de Simeticona e que não é absorvido pelo organismo, portanto, não causa sonolência ao bebê. É um remédio de suspensão oral e em gotas, pelo que pode ser colocado diretamente na boca do bebê, sem a necessidade de ser diluído. Para bebês, a recomendação é de duas a três gotas por dosagem. Por seu sabor adocicado, praticidade e ser fácil de ser encontrado, é uma das melhores opções desse tipo de medicamento.

Luftal contra cólicas

O Luftal, assim como o Mylicon, é feito à base de Simeticona e possui as mesmas propriedades e indicações, sendo um concorrente direto do outro. Também é um remédio muito recomendado pelos pediatras contra gases e cólicas.

remédio para cólica de bebe recém nascido

Foto: Femmeactuelle

Remédio Colikids funciona?

O remédio para cólica de bebê Colikids possui uma composição diferente do Mylicon e do Luftal. É feito à base dos Lactobacillus reuteri, que são probióticos que auxiliam no amadurecimento da flora intestinal do bebê, o que traz alívio para as cólicas e desconfortos intestinais. É produzido pelo laboratório Ache e, assim como os medicamentos acima, também é recomendado por pediatras, que aprovam a sua eficácia.

Remédio para cólica de bebê: Como eliminar as cólicas
4 (80%) 1 vote






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*