Grávida pode tomar chá de hortelã?

Grávida pode tomar chá de hortelã? Descubra aqui!

Os especialistas dividem opiniões quanto ao chá de hortelã. Existem controvérsias quanto ao chá de hortelã durante a gravidez, pois enquanto alguns especialistas dizem que ele deve ser evitado, outros até recomendam para aliviar os sintomas da gravidez.

Como as mulheres grávidas buscam evitar contato com qualquer medicamento durante a gravidez, algumas procuram tratamentos naturais, tais como o chá de hortelã, que auxilia na cura dos enjoos matinais.

Possíveis malefícios do chá de hortelã durante a gravidez

Chá de hortelã e gravidez
O que elas não sabem é que podem estar ingerindo algo prejudicial ao bebê, mesmo em se tratando de uma simples erva. Foto: Livestrong

Quem é desfavorável ao chá de hortelã argumenta que ele pode causar aborto quanto ingerido nos primeiros meses de gestação, pois causa relaxamento no útero, e, portanto, mulheres que já sofreram abortos espontâneos devem evitar o consumo de chá de hortelã, principalmente nos primeiros meses de gravidez.

Também dizem que ele deve ser evitado durante a fase de amamentação, pois ajuda a diminuir a produção de leite.

Ele também pode causar azia, pois relaxa o esfíncter, o que pode levar a que os ácidos do estômago voltem.

Existem até argumentos que falam na possibilidade de má formação do bebê no caso da ingestão de chá de hortelã durante a gravidez.

Possíveis benefícios do chá de hortelã durante a gravidez

Chá na Gravidez
Foto: Healthline

Muitas mulheres grávidas utilizam a hortelã para aliviar os sintomas da gravidez como enjoos e flatulência.

A hortelã também auxiliar o sistema imunológico a se fortalecer, já que as grávidas normalmente tem uma imunidade mais baixa.

Também é livre de cafeína, o que significa que as grávidas podem aproveitar o chá sem sentir os efeitos adversos da cafeína no organismo.

Além de tudo isso, ele ainda é um calmante natural, bastante útil para as grávidas que tem crises de ansiedade com a chegada do novo membro na família.

Saber a dosagem correta é muito importante

Muito cuidado também para não ter uma overdose de hortelã, pois qualquer erva pode representar perigo para a saúde se não forem tomados os cuidados necessários.

O ideal é que uma xícara de chá contenha uma colher de chá de hortelã em pó, e que não sejam consumidas mais de 2 ou 3 xícaras do chá por dia.

Leia mais: Chás que gestantes não podem tomar

Chás que a grávida não pode tomar
Foto: Bunte

Converse com o seu médico

As informações em relação ao chá de hortelã durante a gravidez são variadas, alguns dizem que ele faz bem, outro que ele faz mal.

O melhor a fazer é conversar com o seu médico, que sabe todo o seu histórico médico e poderá te aconselhar da melhor forma.

O chá de hortelã é, portanto, contraditório, e muitas grávidas sequer sabem que ele gera polêmica na comunidade médica e entre as gestantes.

 Durante a gestação não há muita saída, você terá que se privar de alguns alimentos que gosta, e inclusive pensar sobre qual é a erva certa para colocar no seu chá.

3/5 - (2 votes)

Equipe Gestação Bebê

A equipe de redatores do Gestação Bebê é formada por jornalistas e profissionais convidados de diversas áreas, como pediatria e psicologia.

Deixe um comentário