Você chegou às 33 semanas de gravidez, e o peso da barriga está cada vez maior, fazendo com que você fique mais desastrada do que o normal.
Quantos dias faltam? Agora faltam cerca de 49 dias para que o bebê chegue ao mundo, o que é realmente muito pouco perto de tudo o que você passou durante a gravidez.
33 semanas de gravidez – são quantos meses?
Já se passaram oito meses de gravidez, e você deve estar mais ansiosa do que nunca pela chegada do bebê, mas é importante tentar contornar essa ansiedade tentando pensar em outras coisas, pois ela pode começar a te prejudicar, ao fazer você perder o sono e mudar sua rotina alimentar.
Como está o bebê nesta semana?
Agora ele mantém os olhos abertos enquanto está acordado, mesmo que não consiga ver muita coisa dentro do útero, ele é capaz de perceber a luz entrando através da pele.
Nesta fase as expressões faciais estão cada vez mais frequentes, e um ultrassom poderá mostrar ele sorrindo ou fazendo caretas.
Com o cérebro cada vez mais desenvolvido, a cabeça dele tende a aumentar esta semana, por isso é importante ingerir nutrientes que ajudem no desenvolvimento do bebê como é o caso do Ômega 3.
Cada vez mais ele está acumulando gordura para ajudar a controlar a temperatura corporal, mas este controle só vai estar bem desenvolvido nos primeiro meses depois do parto.
O bebê está agora começando a acumular ferro, fósforo e cálcio, que são importantes para o desenvolvimento dos ossos dele.
O que está acontecendo com você nesta semana?
Antigos sintomas continuam te incomodando bastante esta semana, como falta de ar e dificuldade para dormir. Cerca de 33% das mulheres tem insônia durante a gravidez, e o que pode auxiliar bastante a recuperar o sono é a prática de exercícios leves, com orientação médica.
Você pode sentir que está cambaleando esta semana, e isto é perfeitamente normal e ocorre por conta do peso da barriga. Você vai começar a andar batendo em móveis e pessoas, já que todo o peso extra esta atrapalhando suas pernas.
É natural sentir-se desconfortável com os movimentos do seu bebê, mas eles são um sinal de que a saúde dele está indo muito bem. Caso sinta que os movimentos dele diminuíram, converse com seu médico, pois o normal é que ele fique mais ativo com o passar da gravidez.
Outro sintoma bem comum desta fase é o inchaço, que afeta as suas mãos, pés e pernas, e que podem ser aliviados através da ingestão de bastante água.
O bebê com 33 semanas já pode nascer?
O bebê que nasce com 33 semanas de gravidez tem uma taxa de sobrevivência que pode chegar à 98%, graças a tecnologia existente atualmente nos hospitais.
Um dos fatores de risco para os bebês que nascem com 33 semanas é o peso, pois se eles tiverem menos de 1,8 kg, eles têm que ser colocados em uma Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal, e devem ganhar peso constantemente durante as semanas seguintes.
Eles também podem precisar de alimentação intravenosa, pois podem ter dificuldades em sugar o leite. Os bebês que nascem com 33 semanas também estão mais sujeitos à infecções, já que o sistema imunológico deles ainda não está completamente desenvolvido.
Portanto, com 33 semanas de gravidez você pode sentir mais desconfortos com relação aos chutes do bebê, e as dores podem estar mais intensas, mas a “longa caminhada” da gestação está acabando, e no futuro você até sentirá falta destes incômodos da gravidez.