Gravidez de 27 a 28 semanas – Mudanças do corpo

Conforme a gravidez vai avançando, a mulher percebe também cada vez mais mudanças em seu corpo. A ansiedade pela hora do parto também aumenta, bem como a curiosidade em saber o que está acontecendo com o corpo e como está o bebê.

Se você está caminhando para as semanas 27 e 28 de gestação, entenda todas as mudanças e evoluções:

Semana 27: Principais mudanças

Na semana 27, o bebê mede cerca de 38 cm e pesa por volta de 900 gramas – ele deverá ganhar mais ou menos 450 gramas até o próximo mês. Ele está crescendo rapidamente, e pela primeira vez consegue abrir as pálpebras, e apesar das estruturas oculares não estarem completamente formadas, pode distinguir algumas imagens. Por outro lado, seu cérebro e pulmões são ainda imaturos, mas possuem ainda cerca de 13 semanas para ficarem totalmente desenvolvidos.

Os movimentos diários da mulher podem funcionar como se os bebês estivessem sendo ninados, por isso eles costumam dormir durante o dia e mexer bastante durante a noite.

Algumas mulheres costumam ter sonhos esquisitos durante esse período, o que se deve aos hormônios. A ingestão de proteína também é fundamental para o desenvolvimento saudável, então não deixe de comer carne.

 Leia ainda: Dicas para aliviar o calor durante a gestação

Semana 28: Como estão mãe e bebê?

No terceiro trimestre da gravidez – e último – a barriga continua crescendo. Neste período, os membros inferiores podem começar a inchar com facilidade, por isso descanse bastante, evite longos períodos sentada, peça para o pai do bebê fazer massagens relaxantes e durma com as pernas levemente inclinadas.

Testes indicam que, com o desenvolvimento do cérebro, seu bebê é capaz de sonhar a partir deste período. Os olhinhos dele também já possuem cor, mas ela irá mudar até os nove meses de idade.

A futura mãe também deve começar, caso ainda não o tenha feito, a organizar o enxoval do bebê.