Insônia na gestação, o que fazer?

Antes de gestação você não tinha qualquer problema para dormir mas agora que espera seu bebê está sofrendo de insônia? Isso é normal? Veja a seguir mais informações:

É normal ter insônia durante a gestação?

Se por uma lado é comum que a mulher se sinta bastante cansada durante o início da gestação, precisando de uma noite de sono de pelo menos oito horas, o oposto também pode acontecer: a insônia. Segundo os neurologistas, isso é normal e acontece principalmente com as mamães de primeira viagem. O motivo? Ainda não conhece exatamente a razão, mas a insônia é atribuída principalmente às mudanças hormonais. Se a progesterona provoca sonolência, o estrogênio é estimulante e pode ser a explicação para o súbito despertar durante a noite.

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A ansiedade

A maioria das gestantes que sofre com a insônia acredita que o problema ocorre mesmo em decorrência da enorme ansiedade sentida, principalmente nos últimos meses. Elas ficam preocupadas, pensando se está tudo bem com o bebê e se cada nova sensação e sintoma percebidos são normais.

O incômodo da barriga

No terceiro trimestre da gestação, um problema adicional pode atrapalhar o sono das gestantes: o incomodo do barrigão, que já está enorme. Com o crescimento do bebê e consequentemente da barriga, a mulher encontra dificuldade para encontrar uma posição confortável para dormir.

Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

O que fazer para driblar a insônia?

As gestantes não podem tomar remédios para dormir, por isso o jeito é driblar o problema. Para diminuir a ansiedade, a gestante deve se ocupar e gastar as energias fazendo uma atividade física durante o dia: isso vai ajudar muito.

Quanto ao incomodo causado pelo barrigão, o jeito é colocar travesseiros no meio das pernas e apoiando a barriga – prefira a posição de lado. Concentre-se na respiração e relaxe.


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