17 semanas de gravidez

As 17 semanas de gravidez marcam o início do quinto mês de gravidez.

Qual é o tamanho da barriga nesta fase? A barriga de grávida estará cada vez mais evidente, normalmente alguns centímetros abaixo do umbigo. Com sua barriga cada vez maior e o centro de gravidade mudando, tome cuidado com quedas e use sapatos de salto baixo. Também é importante evitar escadas, para não correr o risco de cair.

O que acontece na gestação de 17 semanas?

Durante o ultrassom o médico vai verificar como está o coração do feto, de que tamanho ele está, verificar o crescimento do útero, dentre outras coisas.

17 Semanas de Gestação

O exame de Amniocentese pode ser requerido para verificar más-formações congênitas, mas somente nos casos em que o médico já tenha alguma desconfiança.  (Foto: Pregnancy&Birth)

Quais os sintomas dessa fase?

Conforme o útero vai aumentando, ele começa a empurrar seu estômago e outros órgãos abdominais, o que pode vir a causar problemas de indigestão, azia, dentre outros desconfortos. A queimação também pode ser causada pelos hormônios, pois os altos níveis de progesterona relaxam a válvula que separa o estômago do esôfago, facilitando o escape do ácido.

Converse com seu médico caso deseje tomar algum remédio, pois a orientação de um profissional é fundamental para saber se o medicamento oferece perigos ao feto.

Vou ganhar muito peso?

O peso varia muito dependendo do estilo da vida da gestante, por isso não é possível afirmar exatamente quantos quilos cada mulher vai engordar. Em média, até esta fase a gestante engorda de 2,5 a 5 quilos. O importante é continuar a ter um estilo de vida saudável e comer os alimentos corretos para que seu bebê continue a se desenvolver.

Como está o desenvolvimento do bebê?

barrigas de 17 semanas

Nesta fase seu bebê estará medindo cerca de 11 centímetros e pesa entre 100 e 110 gramas. Se você pudesse segurar ele nos braços, ele caberia na palma da sua mão.

É bem provável que ele já esteja dando “piruetas” na sua barriga, mas não se preocupe caso ainda não esteja sentindo ele se mexer, pois logo isso vai acontecer. Uma das melhores coisas é que o feto já pode sentir seu toque, então acaricie a barriga sempre que puder, pode até ser que ele responda.

Nesta fase ele também está treinando os movimentos da respiração, então é provável que o peito dele esteja começando a se mexer com cada contração do diafragma.

Como são as cólicas na gravidez com 17 semanas?

É normal ter cólicas nesta fase da gravidez, pois seu útero está crescendo para acomodar o bebê. Uma das coisas que ajuda a diminuir estas cólicas é colocar um travesseiro entre as pernas e deitar em posição fetal. Procure seu médico caso esteja preocupada com as cólicas, ele vai checar como está o seu bebê e te dar mais segurança.

17 semanas de gestação tamanho da barriga

Foto: QuiteFranklySheSaid

Leia mais: Gravidez Semana a Semana

17 semanas – tamanho do bebê

Nesta fase cada feto está do tamanho de uma pera, ou seja, eles têm aproximadamente 11 centímetros cada um. Você vai sentir os fetos de mexendo na sua barriga mais intensamente, vale a pena transmitir ao parceiro essa sensação única que você está sentindo. Pode ser que você tenha bastante dificuldade para encontrar uma posição para dormir, por isso tente comprar um travesseiro para apoiar sua coluna.

Também vale a pena começar a dormir virada para o lado esquerdo, para melhorar a circulação de sangue até a placenta.

Nas 17 semanas de gravidez você já vai estar ansiosa para conhecer seu bebê, mas busque combater esta ansiedade aproveitando cada semana em que ele está vivenciando coisas novas dentro da sua barriga.