3 Semanas de gravidez: sente alguma coisas? Devo fazer o Exame Beta hcg?

3 semanas de gravidez: o que muda?

Já sabemos que para a medicina, a gravidez é menos mágica e menos romântica do que para os futuros papais e para as demais pessoas que aguardam ansiosamente o desenvolvimento de uma gestação.

Na verdade, para a medicina – ciência ou conjunto de conhecimentos relacionados à manutenção da saúde –, tecnicamente só existe uma gravidez quando o embrião se implanta com sucesso no endométrio (parede uterina). Até porque, se o embrião não se fixar ao endométrio, ele é eliminado do útero sem conseguir desenvolver-se, não havendo uma gravidez em curso. Neste caso também não há um aborto já que a gestação ainda não havia começado.

Sendo a gravidez calculada a partir da DUM (Data da Última Menstruação) da mulher e o período fértil dela ocorrendo no meio do ciclo menstrual: 14º dia após a menstruação (para um ciclo de 28 dias, bem definido), a ovulação e a fecundação desta mulher ocorre no primeiro dia da terceira semana de gestação.

3 semanas de gravidez

foto terceira semana da gravidez

Foto: Divulgação

Na terceira semana de gravidez também não existem sintomas aparentes. Apenas alguns sinais que, se a mulher conhecer muito bem o próprio corpo e for muito atenta, perceberá que está grávida.

Um desses sinais é a ocorrência de um pequeno sangramento ou um corrimento vaginal intenso – que não prejudicam a gravidez. São resultados do processo de implantação do zigoto no endométrio. Este sangramento é muito fraco e discreto, e costuma durar até 24 horas. Mas, pelo fato de ocorrer perto do que seria a próxima menstruação da mulher, ela pode confundir com sinais pré-menstruais.

É bom saber que existe um longo caminho entre a fecundação e a gravidez em si. Por isso, é válido esperar um pouco para fazer um teste de gravidez. Se o desejo é que dê positivo, o tempo correto permite um resultado mais preciso e evita aborrecimentos.

Veja quando se deve fazer o teste de gravidez:

Leia mais:4 semanas de gravidez

Beta hCG ou BhCG

Ao engravidar, a mulher produz (em grande quantidade) hormônios do sistema reprodutivo responsáveis pelo desenvolvimento da gestação e pelo estímulo das glândulas mamárias. Esses hormônios trazem transformações físicas e psíquicas à mulher. O Beta HCG ou Gonadotrofina Coriônica Humana é um deles.

terceira semana da gravidez

Foto: Hurriyetaile

Com elevada taxa de acerto, se interpretado corretamente, o BhCG é muito utilizado como teste de gravidez, por meio de exames de sangue ou de urina. Ele é produzido por um conjunto de células do embrião (trofoblasto) que dá origem à placenta. À medida que o embrião e a placenta vão se desenvolvendo, mais hCG é produzido e lançado na circulação sanguínea da mãe – e por isso é detectado nos exames laboratoriais.

No início da gestação os níveis de hCG dobram a cada dois ou três dias. Geralmente, os exames só conseguem detectar o hCG a partir das 3 semanas de gravidez. Os valores de referência são:

  • BhCG menor que 5 mIU/ml = para mulheres que não estão grávidas ou com menos de 3 semanas de gestação;
  • BhCG entre 5 e 50 mIU/ml = para terceira semana de gravidez.

3ª semana de gravidez: tamanho do feto

Uma cabeça de um alfinete ou aproximados 0,15 mm. Esta é a medida de um bebê na terceira semana de gestação. Neste período ele é apenas uma bola de células cheia de líquido (blastocisto) alojada na parede uterina. Em pleno desenvolvimento, uma gestação de três semanas já conta com partes fetais, placenta e bolsa d’água.

BEBE NA TERCEIRA SEMANA DE GRAVIDEZ

Foto: Divulgação

3ª semana de gravidez: quanto tempo é?

Três semanas representam mais da metade do primeiro mês de gestação (de 1 a 4 semanas e meia).

4 semanas de gravidez