Como fazer teste de gravidez de farmácia passo a passo


Escrito por:

Categoria: Gravidez passo a passo

teste-de-gravidez de farmácia

Quando uma mulher desconfia que pode estar grávida, normalmente, a primeira coisa que ela faz é um teste de gravidez de farmácia. Por oferecer mais facilidade e comodidade, esse tipo de exame é mais utilizado no primeiro momento. Hoje, já existem testes bem modernos, que conseguem descobrir se um bebê está a caminho antes mesmo do atraso da menstruação, mas o ideal é esperar que a menstruação falhe.

Tenha você um ciclo menstrual regular ou não, quatro dias de atraso é algo para levantar suspeitas. A conta é fácil e deve ter como base para a contagem o ciclo maior que a mulher teve nos últimos seis meses. Se ele foi de 30 dias, por exemplo, ela tem de considerar quando menstruaria, de acordo com esse ciclo, e contar quatro dias para trás para ter a melhor data para realizar do exame.

Precisão do teste de gravidez de farmácia

Os testes são confiáveis, independentemente do preço, porém a precisão dos resultados varia de 95% a 99%, dependendo do produto e do fabricante. Com o resultado positivo em mãos, a primeira recomendação dos especialistas é marcar logo uma consulta com seu ginecologista, para confirmar o resultado com teste de laboratório e iniciar o pré-natal.

Como funciona

Todos os testes da farmácia funcionam do mesmo jeito. Eles detectam a presença do hormônio gonadotrofina coriônica humana (HCG) na urina. O HCG é liberado pelo saco embrionário. A substância estimula o ovário a manter a produção da progesterona, hormônio necessário para que a gravidez tenha continuidade. O HCG só é liberado quando o embrião gruda na parede do útero.

Veja também: Nomes de bebês bonitos

É necessário verificar alguns itens para ter certeza de que se está comprando um produto de qualidade. Observe se o teste tem o selo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com o número de registro no Ministério da Saúde. Depois, veja se o produto está bem armazenado e lacrado, pois se o produto tiver em contato com a umidade e o calor pode alterar suas características e comprometer o resultado. Por fim, olhe se ele está dentro da data de validade.

São vários tipos de testes de gravidez de farmácia disponíveis no mercado (foto: divulgação)

São vários tipos de testes de gravidez de farmácia disponíveis no mercado (foto: divulgação)

Tipos de teste de gravidez

São vendidos, basicamente, dois tipos de teste. Um vem com um recipiente pequeno para se colocar a urina. Depois que o líquido for colido, é só mergulhar a tira branca do teste no copo e aguardar o tempo recomendado pelo fabricante. Se aparecer uma linha, o resultado é negativo e duas, positivo. Caso não apareça nenhuma, o teste falhou e você terá que fazer mais um.

O outro é mais prático, mas também mais caro. Você fará o xixi na própria caneta-bastão e esperará o tempo indicado para aparecer o resultado.Independente do tipo e da marca que você escolher, lei bem a bula. Elas são bem explicativas e não deixam dúvida para o azar, trazendo o passo a passo correto do uso do produto. Existem alguns dias que pedem que o teste seja feito com a primeira urina do dia, outros não.




Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>