Vacina Tetravalente: Para que serve e reações adversas

A vacina tetravalente atua na prevenção de diversas doenças e, por essa razão, faz parte do calendário básico de imunização


Entenda a importância de levar o seu filho para tomar a vacina Tetravalente e conheça quais são as possíveis reações.

O que é Tetravalente?

A tetravalente é uma vacina injetável combinada, que protege contra infecções causadas pela bactéria Haemophilus influenzae tipo B. A mãe não precisa se preocupar com essa vacina logo depois do parto, essa vacina é obrigatória, mas poderão ser aplicada em menores de 1 ano em diversos países, incluindo o Brasil.

Ela está no calendário básico de imunizações do SUS (Sistema Único de Saúde) desde o ano de 2013, quando foi incluída na vacina tríplice viral a imunização contra a catapora (varicela).

Em 2017, a quantidade oferecida da dose foi ampliada para as crianças, sendo administrada dos 15 meses aos 4 anos de idade, enquanto antes a aplicação ocorria entre os 5 meses e crianças abaixo de 2 anos.

para que serve a vacina triplice viral
Foto: Medical Daily

Para que serve a vacina tetravalente 

A vacina tetravalente protege contra a difteria, tétano, coqueluche e meningite, doenças virais altamente contagiosas. Ela está disponível gratuitamente na rede pública e protege bebês e crianças até os 4 anos de idade contra a caxumba, rubéola, sarampo e catapora.

 Com quantos anos devo levar meu filho para tomar a vacina?

A aplicação das vacinas tetravalentes deve ser feita entre os 15 meses e 4 anos de idade, agindo como um reforço após a criança tomar a primeira dose da tríplice viral, administrada com 1 ano de vida. O recomendado é que seja tomada a primeira dose da tríplice viral com 12 meses e a tetravalente na segunda dose, aos 15 meses.

Caso tenha ocorrido um atraso para tomar a primeira dose da tríplice viral, é necessário aguardar 30 dias para só então aplicar a vacina tetravalente. A aplicação é feita por um médico ou um enfermeiro com o uso de uma seringa, no braço ou na coxa.

vacina tetravalente gripe 2017
Foto: Doctissimo

Reações adversas

A aplicação da vacina tetravalente pode apresentar alguns efeitos colaterais, o que é algo comum e que não precisa causar preocupação aos pais. Os possíveis efeitos são:

Febre baixa, dor, coceira, vermelhidão e sensibilidade na região onde a injeção foi aplicada. Em casos mais raros o organismo pode responder de maneira mais intensa, fazendo com que apareçam manchas e coceira pelo corpo, além de febre alta.



Quantos dias dura a reação da vacina tetravalente?

As reações da vacina tetravalente podem permanecer por até 2 dias. Caso a criança vacinada apresente febre acima de 38 graus, é preciso tomar um analgésico, sempre com a prescrição de um médico.

vacina tetravalente preço
Foto: Health Net Pulse

Vacina tetravalente

Em relação à trivalente, a vacina tetravalente ajuda na prevenção de uma nova forma de vírus, já que não é fácil prever as formas que os vírus irão se apesentar. A vacina era antes importada e oferecida na rede pública apenas em caso de ocorrência de surtos ou em campanhas específicas, mas atualmente é produzida no Brasil.

 Preço da Vacina em 2017                                             

Como a vacina tetravalente viral faz parte do calendário básico de vacinação da criança, ela pode ser feita pela rede pública do SUS, sem custo algum. Além disso, pode ser aplicada em estabelecimentos particulares, onde o custo pode variar entre R$ 250,00 e R$ 300,00 reais.

Vacina Tetravalente: Para que serve e reações adversas
Avalie esta matéria!

- Publicidade -

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*