Search
Search
X

Vacina Pentavalente: Para que serve, Reações e Preço

Para entender melhor para que serve essa vacina e quais são as suas possíveis reações, explicamos a seguir as principais informações a respeito

A vacina pentavalente está inclusa no Calendário Básico de Vacinação da Criança do Ministério da Saúde e é muito importante para prevenir uma série de doenças que podem afetar o seu filho.

Para que serve a Vacina Pentavalente

No primeiro ano de vida, as crianças são imunizadas contra várias doenças através das vacinas. Para que fosse possível reduzir o número de injeções aplicadas, desenvolveram vacinas combinadas, que protegem contra várias doenças, como é o caso da vacina tetravalente e da pentavalente, por exemplo.

A vacina pentavalente é formada pela união da vacina tetravalente com a vacina de hepatite B.

vacina pentavalente reações

Com a inclusão da vacina de hepatite B, agora é necessário que seja feita apenas uma aplicação, ao invés de duas injeções. (Vivomaissaudavel)

Trata-se de uma vacina do tipo injetável que permite que a criança fique imune contra as cinco doenças que a vacina protege: tétano, difteria, meningite, coqueluche (e outros tipos de infecções provocadas pelo Haemophilus influenzae tipo B) e a hepatite B.

Composição

A composição da vacina pentavalente é formada por:

  • -Toxoides de difteria e tétano
  • -Antígeno de superfície de hepatite B
  • -Suspensão celular inativada de Bordetella pertussis
  • -Oligossacarídeos conjugados de Haemophilus influenza do tipo B

A aplicação é feita em três doses: aos 2, 4 e 6 meses de idade, com intervalo de 60 dias (caso necessário, o intervalo cai para 30 dias). Os dois reforços são feitos com a aplicação da vacina DTP (difteria, tétano e pertussis).

vacina pentavalente preço

Foto: Setelagoasnoticias

O primeiro reforço acontece a partir dos 12 meses de idade (entre 6 a 12 meses depois da terceira dose da pentavalente) e o segundo entre 4 e 6 anos. A idade máxima para a aplicação da vacina é de 6 anos, 11 meses e 29 dias.

Reações 

Entre as possíveis reações que podem ocorrer com a aplicação da vacina pentavalente estão:

  • -Inchaço temporário
  • -Sensibilidade na região
  • -Vermelhidão no local da aplicação da injeção
  • -Febre
  • -Dor de cabeça

Em alguns casos isolados pode acontecer de a criança apresentar uma febre alta, fadiga, tontura, irritabilidade ou choro constante em até 24 horas da aplicação. Há casos bem raros onde crianças apresentaram convulsões febris.



vacina pentavalente particular

Foto: Babycentre

A vacina não deve ser administrada em crianças que apresentam hipersensibilidade conhecida a algum dos componentes da vacina, crianças com quadro neurológico em atividade ou que tenham apresentado alguma reação grave após a aplicação anterior.

A contraindicação para mulheres grávidas deve-se apenas se a gestante estiver sob risco de exposição a alguma doença.

Quanto tempo dura a reação da vacina pentavalente?

As reações leves e localizadas geralmente desaparecem de forma espontânea entre 2 a 3 dias após a aplicação da vacina pentavalente. Em alguns casos pode acontecer de surgir um abscesso local, que é uma consequência da contaminação bacteriana secundária provocada por falha técnica no momento da aplicação.

A ocorrência de reações gerais, como a febre, não se manifesta frequentemente. No caso das reações mais graves, elas são muito raras e não apresentam comprovação científica de relação com a vacina.

vacina pentavalente particular

Foto: Jornalnh

Preço da vacina particular

A vacina pentavalente está disponível na rede pública e também na privada. O preço médio em clínicas particulares é de R$ 200,00, mas há convênios que possuem cobertura para essa vacina.

O benefício da vacina particular em relação à vacina da rede pública é que a aplicada nas clínicas particulares é acelular, ao contrário da oferecida na rede pública, que é composta de células inteiras.

Ambas as vacinas são eficazes, mas a vacina acelular (oferecida nas clínicas particulares) tem menos chance de apresentar algum tipo de reação na criança.

Vacina Pentavalente: Para que serve, Reações e Preço
3 (60%) 2 votes






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*