Tratamento para acne neonatal

Veja os sintomas e tratamento para acne neonatal:

Quando pensamos em espinhas, logo vêm à cabeça aqueles pontinhos vermelhos que aparecem na pele dos adolescentes. No entanto, as acnes podem não só acometer os jovens que estão em fase de alterações hormonais, como também bebês recém-nascidos.

A chamada acne neonatal é uma inflamação que aparece na pele de recém-nascidos que estão entre a terceira e quarta semana de vida. Surge em bebês com predisposição genética e está ligado principalmente à liberação de hormônios por meio do corpo da mãe durante a sua gestação, mas a mesma pode surgir ou aumentar a sua incidência por meio da amamentação, pois a criança estará provavelmente ingerindo esses mesmos hormônios através da sucção do leite nos seios.

Acne neonatal – Tratamento

Ainda por razões desconhecidas cientificamente, a acne neonatal é mais comum em meninos do que em meninas. De acordo com um estudo publicado no Internacional Journal of Dermatology, de 22 pacientes com acne neonatal, 18 eram do sexo masculino e apenas quatro do feminino.

 acne neonatal tratamento

A acne neonatal pode ser tratada logo no início, quando as lesões começam a se manifestar.

 Acne em bebê recém-nascido

A acne neonatal está presente em cerca de 30% dos recém-nascidos. As lesões formadas se caracterizam por cravos pretos ou brancos, espinhas avermelhadas e, em casos menos comuns, espinhas com pus em queixo, testa, pálpebras e bochechas – em casos raros, até mesmo na cabeça, pescoço, costas e parte superior do tórax.

As espinhas em bebês aparecem porque a pele dos pequeninos ainda não está com os poros totalmente desenvolvidos, o que a torna um alvo fácil perante a carga hormonal materna. Essa carga faz com que as glândulas de oleosidade da criança sejam estimuladas, o que acarreta o aparecimento das acnes.

Os pais não devem se preocupar, já que este tipo de acne costuma desaparecer espontaneamente. O uso de óleos e pomadas para bebês não é recomendado, pois não são eficientes e podem até agravar o caso.

Caso a acne permanecer por mais de seis meses, a recomendação é procurar um pediatra para verificar se não está acontecendo qualquer alteração hormonal com o seu bebê.

Leia também: Hemangioma – Tratamento para marquinhas vermelhas na pele do bebê

Acne versus brotoeja

acne neonatal sintomas

Foto: Baby-Healthguru

A acne neonatal possui sintomas bem semelhantes a uma reação alérgica bastante comum em recém-nascidos, conhecida como brotoeja, que geralmente aparecem no rosto do bebê. Com pontinhos vermelhos ou da cor da pele espalhados pelo corpo, a miliária (seu nome científico) aparece no corpo do bebê por conta do entupimento dos canais que levam o suor das glândulas sudoríparas até a pele.

Do mesmo modo que a acne neonatal, a brotoeja também é inofensiva, sendo mais comum em bebês que residem em locais de climas quentes e úmidos. Devido ao suor mais intenso, as bolinhas aparecem com mais frequência nas regiões do pescoço, rosto, mãos e embaixo do braço do pequeno.

Para saber diferenciar acne de brotoeja, é simples. Basta a mamãe observar se os pontinhos vermelhos na pele do bebê vêm acompanhados de cravos, com pigmentação preta. Se sim, é uma acne neonatal. Se eles estiverem provocando coceira na criança, é só refrescar um pouco o corpo do seu bebê para se livrar da brotoeja.

Como tratar acne neonatal?

acne neonatal no couro cabeludo

Foto: Nakita

Leia mais: Como cuidar de irritação na pele do bebê

O tratamento para acne neonatal adequado aos bebês é bem diferente a de um adulto. Em casos mais graves e específicos, um antibiótico oral pode ser adicionado ao tratamento e o pediatra é capaz ainda de solicitar ajuda a um dermatologista.

Há casos também em que é necessário fazer até uma reposição hormonal ou mesmo utilizar alguns produtos que fazem a pele ter um menor espessamento. Mas sempre com orientação do médico pediatra!

remédio para acne neonatal

Foto: Thatwifeblog

Tratamento caseiro para acne neonatal

Geralmente, apenas alguns cuidados básicos por parte da mamãe já ajudam bastante a amenizar e curar a acne neonatal, como manter a pele do bebê bem limpa com água e sabão de pH neutro, adequado à pele do bebê. Confira as dicas:

-Limpe diariamente e apenas uma vez ao dia o rosto da criança somente com água morna e um sabonete bem suave. Prefira produtos neutros
-Não utilize produtos de higiene de adultos e sim aqueles que são especiais para os bebês. As fórmulas dos produtos infantis são bem menos agressivas do que os juvenis e adultos;
-Jamais esfregue a pele com as mãos ou com uma toalha porque isso muitas vezes agrava o problema. Seja o mais delicado possível, até mesmo se for utilizar um pano ou esponja, para -não irritar a pele dele e nem piorar a situação;
-Na hora de secar a pele apalpe-a levemente com a toalha até perceber que está totalmente seca;
-Não esprema e nem use loções oleosas;
-Coloque roupas de algodão no bebê. Isso evita o suor, que pode piorar a condição do bebê;
-Limpe a saliva ou leite sempre que o bebê “golfa”, evitando que seque na pele.

Acne neonatal – fotos

acne neonatal como tratar

Foto: Sweet as a Mom

acne neonatal fotos

Foto: PinsDaddy

Acne neonatal

Foto: The Clinical Advisor