Trabalhar fora ou cuidar dos filhos?

Um dos maiores dilemas que uma mãe enfrenta é escolher entre trabalhar fora ou ficar em casa cuidando dos filhos.

Vantagens de trabalhar fora

Quando as mães resolvem continuar com suas carreiras profissionais mesmo depois de ter filhos, existem diversas vantagens que advém desta escolha.

Além de proporcionar que sua vida não fique atada somente ao que acontece na sua família, você vai poder continuar perseguindo suas próprias ambições e convivendo com pessoas diferentes.

trabalhar ou cuidar do bebe

É gratificante saber que você está se desenvolvendo intelectualmente e podendo contribuir para o sustento da casa. Foto: shutterstock

Seu bebê também pode começar a se desenvolver mais rápido, diante da convivência com outras pessoas e seu relacionamento vai estar em sintonia por conta de ninguém ter que abrir mão da carreira.

Desvantagens de trabalhar fora

Como qualquer escolha, continuar com a carreira também engloba algumas desvantagens.

Você deve ter em mente que, muitas vezes, sentirá que está com sobrecarga de trabalho, pois, apesar de dividir as tarefas com o parceiro, a rotina de cuidar do bebê depois do trabalho ainda será bastante exaustiva.

Além disso, sentirá tristeza por estar passando menos tempo com o bebê do que gostaria de estar, e terá que ouvir sobre as coisas maravilhosas que ele fez enquanto você estava fora.

Também poderá ser dolorido ter que deixá-lo em uma creche ou outro lugar, aos cuidados de outras pessoas, que podem não trazer a segurança que você gostaria.

E, ainda há um fator de extrema importância: o bebê sentirá sua falta.

Parei de trabalhar para ser mãe, e agora?

Pode ser que quando ele fique mais velho venha a reclamar que a mãe não esteve presente em alguns momentos da vida dele.

largar a carreira para cuidar dos filhos

Foto: LadyO

Vantagens de ficar em casa cuidando dos filhos

O primeiro benefício desta escolha será passar mais tempo com seus filhos e vê-los crescer a cada dia, pois os bebês têm aprendizados novos o tempo todo, e estar em casa para perceber esses momentos é gratificante.

Também sentirá um ímpeto maior pelo empreendedorismo, já que existem muitos trabalhos que podem ser feitos a partir de casa, inclusive a partir da Internet, que é um ótimo meio para isso.

Também é um bom momento para que as mães que acabaram de fazer a opção por dar uma pausa na carreira façam contato com outras mulheres que estão na mesma situação, pois poderão criar laços profundos de amizade.

parei de trabalhar para cuidar dos filhos

Foto: DailyMail

Desvantagens de ficar em casa cuidando dos filhos

As desvantagens para quem prefere ficar em casa cuidando dos filhos também são muitas.

A primeira é que, muitas vezes, você vai ficar entediada, pois o trabalho é simplesmente cuidar da casa e do bebê, sem contato com outras pessoas.

Ao mesmo tempo em que o trabalho, por diversas vezes, é entediante, ele nunca para, mesmo quando o bebê está dormindo você ainda estará fazendo coisas.

Poderá também vir a se sentir sozinha, pois não terá muito contato com pessoas adultas, então tente conhecer pessoas novas e cuidar de você mesma quando possível.

Leia mais: Como conciliar o trabalho com a maternidade

Trabalhar fora ou cuidar dos filhos?

Foto: KeywordSuggestions

Também pode ocorrer de, quando o bebê crescer, vir a encarar o mundo de forma diferente quando é criado por uma mãe que fica em casa, pois ele é sempre o centro das atenções.

O seu relacionamento também poderá sofrer as consequências desta escolha, pois você irá querer que seu marido tome conta do bebê ao chegar em casa do trabalho, quando tudo o que ele quer é um intervalo também.

Portanto, decidir entre ficar em casa cuidando do bebê ou trabalhar fora é uma decisão difícil e deve ser tomada analisando cuidadosamente os prós e contras.