Suco de manga para bebê: Pode? Faz mal?

Muitas mães sentem-se receosas com relação à alimentação do bebê, principalmente sobre como começar a introdução alimentar depois do aleitamento materno


Suco de manga para bebê: Pode? Faz Mal?

O mais recomendado pelos pediatras é começar a oferecer frutas ao bebê, devido ao sabor adocicado e mais fácil digestão.

Pelo fato de o bebê só conhecer o leite, que é líquido, geralmente os pais preferem apresentar as frutas em forma de suco. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a recomendação é que, até os bebês completarem um ano de idade, o ideal é que a quantidade de suco não ultrapasse 100ml por dia, oferecido na parte da manhã ou tarde e entre as mamadas, não as substituindo.

   

Os sucos podem ser feitos com frutas diluídas em água e não devem ser adoçados com açúcar, já que o bebê deverá acostumar-se apenas com o doce natural das frutas. Apesar de o suco mais conhecido para os bebês ser o de laranja lima, é importante frisar que não há qualquer contraindicação sobre utilizar outras frutas.

bebe pode comer manga
A manga é um sucesso entre os bebês! (Amazing Healthy Food)

Suco de manga para bebe faz mal?

Não! A manga, por ser uma fruta doce, fácil de ser encontrada em todo o Brasil e rica em vitaminas A e do complexo B, além de cálcio, fósforo e fibras, é extremamente recomendada para bebês.

Como fazer suco de manga

Para fazer suco de manga para bebê, o ideal é descascar a fruta, retirar a polpa e misturá-la com água filtrada no liquidificador ou Mixer. Por ser uma fruta que contém fiapos, deve-se coar o suco antes de oferece-lo ao bebê, para evitar que ele engasgue e também para facilitar a deglutição.

Receba notícias do Gestação Bebê. É grátis!

messengerFacebook Messenger

Tudo sobre gravidez e filhos pelo chatbot do Gestação para o Facebook Messengergestação botao

No início da introdução alimentar, é recomendado que seja oferecida apenas uma fruta por vez ao bebê, sem misturá-las, para que ele possa conhecer cada novo sabor em separado. Após essa primeira fase, entretanto, já pode-se preparar o suco de manga em combinação com outras frutas.

Leia também: Receitas de sucos de frutas para bebês

Suco de manga para bebê
(MarketWatch)

Suco de manga com laranja

O suco de manga com laranja é uma boa combinação para dar ao bebê, já que a manga é uma fruta extremamente doce e ao ser misturada com a laranja diminui a acidez do suco. A laranja deixa o suco mais líquido, já que a polpa da manga é mais encorpada, além de concentrar ainda mais a vitamina C, que é importante para o fortalecimento do sistema imunológico do bebê.



Receita de Suco de Manga para bebês acima de 6 meses

É importante que o suco seja feito na hora em que será oferecido ao bebê, no máximo trinta minutos antes, para que não perca a suas propriedades.

Para fazer o suco de manga para o bebê, a fruta deverá ser lavada e descascada. Colocar uma fatia grossa (ou meia manga, caso seja pequena, como o tipo coquinho), e 30ml de água filtrada ou fervida no liquidificador. Bater bem e coar o suco, que deverá ficar grosso, mas sem fiapos. Não acrescentar açúcar nem mel, já que essa prática é prejudicial para bebês menores de um ano.

Suco de frutas natural
(Sucos Nutris)

O suco deverá ser oferecido à criança em um copinho, já que bicos artificiais, principalmente no início da introdução alimentar, podem confundir o bebê, fazendo com que ele deixe de mamar no peito ou atrapalhe a pega correta do seio.

Suco de manga para bebê: Pode? Faz mal?
Avalie esta matéria!

- Publicidade -

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*