Cuidados básicos com o bebê durante o desmame

O desmame do bebê deve ser feito com calma, cuidado e paciência para que o bebê não seja prejudicado, já que para o pequeno este é um momento de carinho, conforto e proximidade com sua mãe.

Como fazer o desmame corretamente?

Idade correta

Todos os bebês devem ser alimentados exclusivamente pelo leite materno até os seis meses de idade. Depois disso, começa a introdução dos alimentos sólidos, o que deve ocorrer juntamente com o leite materno, até que o bebê chegue aos dois anos de idade. Se antes disso o bebê quiser abandonar o aleitamento materno, consulte seu médico para saber se isso não causará prejuízos.

Leia ainda: Quando o bebê pode comer peixe?

Não utilize técnicas extremas

Algumas técnicas extremas não devem ser utilizadas para que o bebê abandone o aleitamento materno. Segundo especialistas, passar substâncias de gosto ruim nos seios pode traumatizar os bebês.

O final da licença maternidade

A mulher deve se programar antes do final da licença maternidade, já que com a volta ao trabalho pode ficar difícil amamentar o bebê todas as vezes que ele necessita. Assim, retire o leite dos seios e congele-o para que possa ser servido na mamadeira, em copo ou colher. O leite materno pode ficar na geladeira por até 25 horas e congelado por até 15 dias.

Mamadeira

Hoje a mamadeira já não é mais unanimidade entre os médicos. Alguns não recomendam seu uso, preferindo a introdução do copinho e da colher para alimentar o bebê.

Aproximação com o bebê

Durante o aleitamento materno, um forte vínculo entre mãe e bebê foi criado. Ele não será perdido, mas deve ser mantido. Não deixe de ninar o bebê, brincar, conversar, pegar no colo e cantar para ele.

Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

Leite adequado

Depois que o bebê abandonar de vez o leite materno, consulte o médico para saber qual é a fórmula mais indicada para a criança.


  • Add Your Comment

    *