Search

Significado do nome Laura e sua personalidade

A bela sonoridade e o significado do nome Laura fazem desse nome um verdadeiro achado para quem está à espera de uma menina ou para quem pretende ter uma filha

No momento de decidir o nome do bebê, é importante considerar não apenas se soa bem, mas também o que ele significa. O significado do nome Laura, por exemplo, além de ser interessante, é uma opção perfeita para os pais que estão à espera de uma menina.

Esse belo nome feminino é considerado moderno e bem familiar no Brasil, sendo por isso bem aceito em nosso país. Com base em sua origem e curiosidades históricas, o nome Laura pode ser entendido de diferentes maneiras.

Por isso, mostraremos as principais características e curiosidades a respeito do significado do nome Laura, bem como a personalidade das pessoas que o receberão e quais são as melhores combinações para usá-lo em nomes compostos.

Significado do nome Laura e sua origem

Há várias pessoas que não conhecem o significado do próprio nome e, por isso, muitas vezes acabam não pesquisando sobre o que significa o nome que pensam em dar aos filhos.

O ideal é saber sobre a origem do nome e o que quer dizer, já que pode acontecer de a descoberta não ser do agrado dos pais. Por outro lado, entender mais a respeito do nome pode trazer boas surpresas.

   

Em relação ao nome Laura, ele tem a sua origem no latim e vem da palavra laurus, que quer dizer “loureiro” ou “folhas de louro”. Também pode ser interpretado como “coroa de folhas de louro”, vitoriosa”, “aquela que vence” ou “ mulher que triunfa”.

Receba notícias do Gestação Bebê. É grátis!

messengerFacebook Messenger

Tudo sobre gravidez e filhos pelo chatbot do Gestação para o Facebook Messengergestação botao

Isso faz com que esse nome seja uma boa opção para a bebê, já que o seu significado remete a ideia de uma pessoa vitoriosa, o que é o desejo de todos os pais para os seus filhos.

Origem

Na Grécia Antiga, as folhas de louro eram entregues aos vencedores que participavam das Olimpíadas, sendo elas consideradas o símbolo da vitória e da imortalidade.

Também eram usadas para condecorar pessoas por seus atos de bravura, para sábios anciãos e pessoas de intelecto elevado. Já em Roma, as coroas elaboradas com as folhas de louro simbolizavam a glória.

significado do nome laura

Por esse motivo, algumas pessoas começaram a dar aos seus filhos o nome masculino Laurus, como uma forma de atribuir a eles o significado de “vitorioso”.

Dessa forma, acreditavam que, ao crescer, essa criança seria agraciada com bravura e inteligência, sendo por isso digna de reconhecimento.

Com o passar do tempo, surgiu a versão Lauro, o que deu origem à versão feminina do nome, que também apresenta o mesmo significado e características.

Na Grécia, o loureiro também era considerado uma planta que contém propriedades divinas. Segundo a mitologia, o louro era considerado sagrado, pois foi nessa árvore que o deus Apolo teria transformado a ninfa Dafne.

Por isso, era usado pelas adivinhas que serviam ao deus Apolo, antes do surgimento dos oráculos. Como Apolo era também conhecido pelo nome de Pítio, essas adivinhas passaram a ser conhecidas como pitonisas.

Uma das razões principais que fizeram com que o nome Laura se tornasse bem conhecido pelo mundo deve-se à Santa Laura, que viveu na Espanha durante o século IX. Não há muitas informações sobre a santa, mas sabe-se que ela se tornou freira após a morte do marido e, anos depois, foi morta durante em uma perseguição muçulmana aos cristãos.

Variações do nome

Também encontrado em outros lugares do mundo, o nome Laura apresenta as seguintes variações: Lora (inglês e italiano), Llorá (catalão), Laurita (espanhol), Lara (islandês), Laure, Laurine, Lorette (francês), Laurie (holandês), entre outros.

Em relação às suas variantes, há os nomes Lara, Lowri, Lauren, Laurence, Lauriane, Laurinda e Luara. Já os nomes masculinos relacionados a ele são Laurenço, Laurindo e Laurício, sendo Lourenço e Lorenzo considerados derivados do nome Laura.

Nomes que combinam com Laura

O nome Laura é considerado fácil de lembrar e de ser pronunciado. Além disso, trata-se de um nome curto e tem uma grafia simples, o que muito provavelmente fará com que a criança aprenda a escrevê-lo rapidamente.

Isso sem falar que ele pode ser facilmente combinado à maioria dos sobrenomes e também fica muito bem quando é usado como um nome composto.

origem do nome laura

(Foto: lifecentereddentistry)

Combinar Laura com outro nome bonito e forte como ele, faz com que adquira um aspecto mais moderno.

Na hora de combinar, é importante que os pais não deixem de prestar atenção na sonoridade, para verificar se os dois nomes ficam bem juntos. Para isso, o recomendado é pronunciar em voz alta o nome composto escolhido e também escrevê-lo em um papel. Dessa forma, não haverá dúvidas com a escolha feita.

Para que a decisão fique mais fácil, recomendamos que considere algumas das opções que foram selecionadas abaixo usando o nome Laura:

  • Alice Laura;
  • Ana Laura;
  • Jasmim Laura;
  • Laura Andrea;
  • Laura Ariel;
  • Laura Bela;
  • Laura Beatriz;
  • Laura Cecília;
  • Laura Cristina;
  • Laura Felipa;
  • Laura Fernanda;
  • Laura Helena;
  • Laura Isabel;
  • Laura Liz;
  • Laura Luíza;
  • Laura Luna;
  • Laura Manuela;
  • Laura Mel;
  • Laura Miranda;
  • Laura Vitória;
  • Laura Yasmin;
  • Maria Laura;
  • Marta Laura;
  • Sofia Laura;
  • Stephanny Laura;
  • Tânia Laura.

Personalidade

Devido ao fato de o nome Laura estar associado a uma mulher que triunfa de maneira sublime, ele traz consigo um sentido que se refere a alguém que é capaz de superar os desafios que a vida coloca em seu caminho.

Por esse motivo, o significado do nome Laura é geralmente associado a uma pessoa que tem uma grande força interior e a determinação para ir sempre em busca dos seus sonhos.



Outra característica comum entre as pessoas chamadas Laura é a sua facilidade em fazer amigos e o valor que dá aos laços de amizade. Por essa razão, costuma ser alguém popular e que faz amigos para toda a vida.

personalidade do nome laura

(Foto: wallpapertag)

Sempre disposta a conversar, expor suas ideias, sentimentos e ajudar quando precisam, Laura é querida e bem-vinda por onde passa.

Vive de bom humor e adora os momentos que passa junto à família, que considera o seu porto seguro. A sua maneira afetuosa e jeito meigo de ser faz com que consiga o que deseja com mais facilidade.

Além disso, a sua energia e otimismo são contagiante e sempre acaba conseguindo se livrar das situações mais complicadas.

Muitas vezes segue profissões que permitem maior liberdade e possibilidades de usar a sua criatividade, como compositora, escritora, arquiteta, produtora de eventos ou design. É focada em seu trabalho e não mede esforços para atingir os seus objetivos profissionais.

Por conta de sua autoconfiança e desejo de alcançar o sucesso, a pessoa que recebeu o nome Laura geralmente é uma líder nata. Costuma ser competitiva e pode chegar a ser considerada um pouco arrogante e teimosa.

Tem um lado sensível e se interessa por assuntos que estejam ligados à espiritualidade. Por isso, é comum que busque respostas para questões existenciais, seja na religião ou na filosofia.

Por contas das características que são relacionadas ao significado do nome Laura, é importante que os pais que optaram por esse nome eduquem a criança de forma que ela aprenda a lidar com suas expectativas e frustações.

Isso porque ela pode desenvolver uma personalidade que não lida bem com a situação quando perde, sendo por isso essencial que ela compreenda que nem sempre é possível ter tudo.

É bom incentivar a sua autoconfiança, elogiando as pequenas conquistas diárias. Isso porque é dessa forma que a criança vai compreender que deve se superar para alcançar o sucesso.

Porém, isso deve ser feito sempre impondo limites em seu comportamento, para que ela não chegue a causar situações de conflito com os pais ou com os amiguinhos.

Nome Laura no Brasil

O nome Laura tem sido amplamente utilizado no Brasil, ficando por isso ente os mais registrados nos últimos anos no país.

De acordo com dados do IBGE, desde o ano 2000 até os dias atuais, o nome Laura foi registrado aproximadamente 100 mil vezes no Brasil. São Paulo é o Estado onde o nome Laura é mais facilmente encontrado, sendo ele menos comum no Acre, Amapá e Roraima.

Isso faz com que ele seja considerado moderno e atual, sendo ideal para as mães que se encantam com os nomes populares e que estão na moda. Além disso, ele também é encontrado com frequência composto com outros nomes, o que ajuda a aumentar o seu charme e a deixá-lo mais especial.

nomes que combinam com laura

(Foto: rsmeilia)

Esse nome tão amoroso também costuma ser registrado usando uma grafia diferente, o que é ideal para os pais que querem dar um nome mais exclusivo para a bebê. Entre as opções com grafias variadas são encontradas, por exemplo, Lawra, Laurah e Lhaura.

Apelidos carinhosos para Laura

Receber apelidos carinhosos é algum comum, principalmente no Brasil, que não é considerado um país onde as pessoas são muito formais. Por isso, é bem provável que a sua princesinha também receba um apelido durante a infância ou mesmo quando for adolescente e adulta.

Entre os apelidos usados para quem se chama Laura, os mais comuns são Lau, Laurinha, Laurita e Laury.

Além do belo significado do nome Laura, pode-se ter a certeza de que esse nome é e sempre será adorado por todos.

Referências

significadodonome.com/laura

simpatias.com.br/significado-de-laura

nomeschiques.com/laura-significado-do-nome

portrasdonome.blogspot.com/2015/05/laura.html

dicionariodenomesproprios.com.br/laura

maemequer.pt/estou-gravida/prepare-a-chegada-do-bebe/significado-nomes-menina/nomes-menina-iniciados-por-l/laura

nomes.clickgratis.com.br/meninas/l/significado-do-nome-laura.html

sonhos.com.br/significado-dos-nomes/laura#.XEX60fkrLIU

Avalie esta matéria!

- Publicidade -

- Publicidade -




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*