9 dicas que você pode usar para fotografar bebês

fotografia newborn

Saiba quais as 9 dicas que você pode usar para fotografar bebês, registrando imagens de qualidade como profissional!

Fotografar bebês é um prazer que muitos pais, familiares e amigos se apressam em desfrutar assim que encontram o recém-nascido, e, é fácil entender o porquê: eles despertam nosso lado mais terno e, à medida que crescem, começam a mostrar os traços da sua personalidade, além de encantar a todos nessa linda fase da vida.

Quer o bebê esteja rindo, curioso, pensativo ou alegre, a fotografia é uma das melhores maneiras de capturar e preservar essas mudanças únicas e rápidas em seu desenvolvimento.

Inclusive, fotos de bebês fazem tanto sucesso que há quem esteja ganhando uma renda extra, produzindo o famoso ensaio newborn.

Qualquer pessoa pode tirar uma foto rápida com o celular, mas as técnicas presentes no artigo, o ajudarão a produzir imagens impressionantes que imortalizarão aqueles momentos preciosos do recém-nascido, para que você possa compartilhá-los com a família e entes queridos próximos e distantes.

fotografar bebes

1. Escolha o melhor horário

Exceto pelos recém-nascidos, os bebês são criaturas de hábitos. Quase todos os bebês estão acostumados a realizar certas rotinas em determinados momentos do dia.

Com um pouco de atenção, você saberá quando o bebê está mais feliz, então aproveite esses momentos para focar a câmera e fotografar. Por exemplo, o bebê pode ficar mais calmo após a alimentação ou após uma soneca no meio da manhã.

2. Fotografe ao nível dos olhos

As fotos clássicas de recém-nascidos incluem closes de suas mãos e pés minúsculos ou retratos enquanto dormem no ombro da mãe ou do pai. No caso de crianças pequenas e um pouco mais velhas, as imagens que incorporam movimento, que os retratam enquanto brincam ou realizam outras ações, tornam-se memórias para toda a vida. A regra de ouro para esses tipos de fotos é realizar cliques na altura dos olhos para criar uma sensação de intimidade.

Também é sempre uma boa ideia planejar as fotos que você vai capturar. Você nunca sabe quanto tempo o bom humor do seu bebê vai durar, então esteja preparado para pular as mamadas de baixa prioridade quando não houver tempo.

3. Configure a câmera antes de fotografar

O tempo é um fator crucial na fotografia de bebês. Em momentos de silêncio, você pode ter 10 minutos para filmar. Certifique-se de ter o equipamento pronto para aproveitar ao máximo o tempo que seu bebê está feliz. É claro que a iluminação muda e os bebês se movem, então será inevitável que você tenha que ajustar as configurações durante a sessão.

Porém, ter as configurações básicas previamente configuradas, como a lente, o modo de exposição e drive, e o balanço de branco, entre outros, permitirá que você tenha mais tempo para fotografar.

Confira também: Ensaio Newborn preço – vale à pena contratar um fotógrafo profissional para sua sessão de fotos?

4. Trabalhe sob luz natural

Uma das maneiras mais lisonjeiras e íntimas de iluminar as fotos de bebês é aproveitar ao máximo a luz natural. Uma técnica simples é usar um refletor para refletir a luz em uma janela.

Você não precisa de um refletor fotográfico profissional, há algumas opções que podem ajudar a improvisar. Coloque o bebê perto de uma janela e peça a um amigo ou familiar para direcionar o refletor de forma que a luz da janela ilumine as sombras no lado do rosto do bebê que está longe da mesma.

5. Melhor máquina fotográfica

A lente que você usará dependerá do tipo de fotografia que deseja tirar. Para fotos gerais, experimente uma lente prime, como a EF 50 mm f / 1.8 STM da Canon , que funciona muito bem em ambientes com pouca luz, como o quarto; Ou uma lente de retrato como a EF 85 mm f / 1.8 USM da Canon , com uma velocidade de autofoco rápida que pode ajudá-lo a capturar movimentos como rastejar e comer.

Para close-ups nítidos das características do bebê (mãos, dedos dos pés e cílios), uma lente macro, como a Canon EF-S 35 mm f / 2.8 Macro IS STM para DSLR ou a EF-M 28 mm f / 3.5 Macro IS STM da Cânon e para câmeras sem espelho, é uma excelente opção.

Geralmente, lentes com distâncias focais fixas, como 50 mm ou 85 mm, são ideais para ambientes escuros porque permitem a entrada de uma grande quantidade de luz. No entanto, você também pode usar lentes de zoom para situações em que seu bebê é ativo. Um zoom como o EF 24-105 mm f / 3.5-5.6 IS STM da Canon permite que você mantenha o quadro enquanto o bebê se move e oferece uma chance melhor de obter a foto perfeita em um curto espaço de tempo.

No entanto, você também pode usar seu smartphone se não tiver interesse em adquirir uma câmera profissional. Os aparelhos celulares realizam excelentes capturas de imagem, basta configurar a câmera.

dica spara fotografar bebes

6. Use o modo de disparo contínuo

Na maioria das suas capturas fotográficas, você provavelmente tirará um quadro de cada vez, mas no caso da fotografia de bebês, você deve tentar alterar o modo de direção da câmera para a configuração de disparo contínuo.

O disparo contínuo (também conhecido como modo burst) é especialmente útil para fotografar seu bebê em movimento. Isso te ajudará a acompanhar todos os movimentos bruscos do bebê e te dará a melhor chance de capturar aquele momento perfeito, pois é muito provável que o bebê não fique na posição desejada por muito tempo.

7. Experimente pontos de foco

Normalmente, em retratos, você deseja focar nos olhos da pessoa. Para retratos de bebês, você pode obter imagens impressionantes quebrando essa regra de vez em quando.

Como os bebês são tão pequenos, partes de seus corpos, como mãos e pés, podem se tornar assuntos interessantes. Se sua câmera tiver uma tela sensível ao toque, basta tocar na parte da tela onde os dedos das mãos ou dos pés estão visíveis para focalizá-la. Use uma grande abertura para desfocar o resto da imagem e manter o foco no recurso que deseja destacar.

8. Cuidado com o flash

Em situações em que você deseja controlar a luz com um flash, é muito importante que você não direcione o flash para os olhos do bebê, pois essa luz pode ser muito forte para bebês e crianças pequenas.

9.  Use aplicativos para melhorar a qualidade de imagem

Existem muitos aplicativos úteis que tornam mais fácil e divertido fotografar, aprender e compartilhar.

Como exemplo, a câmera do Instagram permite usar efeitos, realizar cliques de imagens com movimento, editar e muito mais. Você pode aproveitar diversos tipos de aplicativo que ajudam a deixar ainda mais bonito o ensaio de fotos do seu bebê.

Equipe Gestação Bebê

A equipe de redatores do Gestação Bebê é formada por jornalistas e profissionais convidados de diversas áreas, como pediatria e psicologia.

Deixe um comentário