Quando o bebê pode usar creme dental com flúor?

Você sabe exatamente quando o bebê pode usar creme dental com flúor? Essas e outras dúvidas sobre os cuidados com a dentição dos bebês nós abordaremos a seguir.

A higiene bucal do bebê precisa ser iniciada antes mesmo da chegada dos primeiros dentinhos.

Nos primeiros meses de vida da criança, é o suficiente limpar a boca – língua e gengivas – com algodão, gaze ou uma fralda de pano embebida em água filtrada, principalmente à noite, antes de dormir. Isso será o suficiente e ajudará o bebê a se acostumar com a higiene bucal. Ele irá reclamar menos quando começar a escovar os dentes.

Quando os dentes do bebê começam a aparecer?

Quando surgirem os primeiros dentes, algo que acontece entre o sexto mês e o primeiro ano de vida, você deve iniciar o uso da escova de dente.

Leia também: Cuidados com mamadeiras e chupetas customizadas

Procure na embalagem a idade recomendada para o uso. Ela precisa ser macia e ter uma cabeça pequena. Assim como nas escovas dos adultos, recomenda-se a troca a cada três meses, no máximo. Incentive seu filho a escovar os dentes, faça o mesmo na frente dele e invista em escovas dentais coloridas e atraentes aos olhos dele, desde que com as características necessária e o selo de aprovação do Inmetro.

creme dental com fluor a partir de que idade

A escovação com flúor deve iniciar já quando surgirem os primeiros dentinhos do bebê (Foto: Child Insider)

Creme dental com flúor: a partir de que idade?

É nessa mesma fase que você deve oferecer o creme dental ao seu filho, já com flúor. A escovação deve ocorrer duas vezes ao dia, sempre pela manhã e à noite, antes dele dormir.

Creme dental com flúor faz mal?

Muito se dizia no passado sobre os problemas que o flúor poderia ocasionar ao bebê, mas estudos mais recentes apontam que até 0,25 miligramas diários de flúor trazem benefícios para os dentes do bebê, prevenindo cáries e fortificando o esmalte do dente.

Foto: Coronadentalnews

Foto: Coronadentalnews

Kuka-Kit-Higiene-Dental-Blister-Kuka-8809-3538-1

Como escovar os dentes do meu filho?

A quantidade de pasta deve ser bem pequena, equivalente a meio grão de feijão (apenas para “borrar” a escova). Os movimentos devem ser circulares e atingirem todos os dentes, um por um. As gengivas e a língua também devem ser escovadas, delicadamente, para que não ocorra concentração de bactérias e gere mau hálito.

Não há, inicialmente, necessidade do uso de fio dental. Ele só será necessário quando os espaços entre os dentes do seu filho ficarem menores. Por enquanto, como são poucos dentes e eles ainda não encostam uns nos outros, isso não é necessário.

Peça para a criança cuspir a pasta por completo e enxague a boca dela com água. É comum ela querer engolir e tentar chupar a pasta. Vá ensinando aos poucos que o creme dental não deve ser engolido. Ela irá aprender.


    1. Avatar
      Mariana 10 de fevereiro de 2017

    Add Your Comment

    *