Dicas para parar de fumar antes da gestação

É cientificamente comprovado que o fumo pode trazer sérias consequências para a gestação e para a saúde da criança. Se você quer engravidar ou já descobriu que está esperando um bebê, veja como se livrar do vício no cigarro:

Quando e como parar?

Assim que souber que está grávida, a mulher deve parar imediatamente de fumar. Caso queira ter um bebê e esteja tentando a gestação, deve parar antes. Porém, durante a gestação a mulher não deve fazer nenhum tratamento para parar, já que as substâncias utilizadas podem fazer mal ao bebê.

A grande maioria das mulheres grávidas consegue parar de fumar durante a gestação sem grandes dificuldades, já que colocam a saúde do bebê em primeiro lugar. Outras passam a sentir enjôo e aversão pelo cigarro neste período.

 Leia ainda: Exercícios para fazer com o bebê

Riscos do cigarro para a gestação e para o bebê

Se a mulher continuar fumando durante a gestação, ainda nos três primeiros meses pode sofrer sangramentos, deslocamento da placenta, parto prematuro e aborto espontâneo. Problemas de saúde congênitos podem ainda afetar o bebê.

As substâncias presentes no sangue da mãe são enviadas pela placenta para o bebê. No caso da mãe fumante, monóxido de carbono e nicotina são levados à criança: é como se ela também fumasse. Estas substâncias são extremamente nocivas para o bebê, provocando estreitamento de vasos sanguíneos, chegada insuficiente de nutrientes, baixo peso, problemas de desenvolvimento.

As mulheres fumantes também têm os vasos diminuídos, o que pode levar a embolia pulmonar e trombose, por exemplo.

Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

Dicas para largar o cigarro

  • Jogue fora todos os cigarros existentes em sua bolsa, casa, carro etc;
  • Avise seus amigos e familiares que parou de fumar, assim encontrará neles o apoio necessário para os momentos difíceis;
  • A alimentação é um aliado fundamental. Para promover a desintoxicação do corpo, faça uma dieta rica em alimentos naturais e crus, como frutas, legumes e verduras;
  • Beba muita água. Além da hidratação, ela ajuda o pulmão a se desfazer das substâncias nocivas acumuladas ao longo do tempo.