Exercícios ideais para cada fase da gestação

Os exercícios são muito benéficos à saúde, o que não é diferente para as gestantes. As mulheres gravidas podem continuar fazendo atividades físicas até o final, devem apenas avaliar quais são permitidas. O ritmo muda, e alguns exercícios devem ser adaptados. Veja a seguir todas as dicas para aproveitar tudo o que os exercícios podem oferecer.

Atividades físicas no primeiro trimestre

Assim que a mulher descobre que está esperando um bebê, ela deve procurar seu médico e perguntar a ele que exercícios são permitidos. Ele vai responder com base em sua avaliação da saúde da mãe e da gestação. A mulher deve relatar que atividades já está acostumada a fazer para ver se pode continuar com elas, mas uma coisa é certa, o ritmo vai diminuir.

De maneira geral, exercícios que possuem contração abdominal e da pélvis não devem mais ser feitos. Os exercícios de impacto e equilíbrio também devem ser evitados. Nada de agachamento, pulos, giros. Até mesmo caminhadas leves exigem o controle dos batimentos cardíacos, que não devem ultrapassar 130 por minuto.

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O segundo semestre

Aqui, os exercícios podem ser levemente intensificados. É que a gestante já está mais confiante e não sente mais tantos enjôos e cansaço. As variações de humor também diminuíram.

Atividades abdominais continuam proibidas, mas as que mexem com a região pélvica podem ser retomadas. As mulheres que estavam acostumadas a correr podem voltar a praticar por pequenas distâncias. Mas vale lembrar que tudo deve ser sempre feito com o acompanhamento de um profissional.

A partir daqui, com o aumento da barriga, a mulher deve buscar roupas confortáveis para a prática de exercícios.

Últimos meses de gestação

Coma aproximação dos últimos meses, é hora de diminuir o ritmo novamente e respeitar os limites do corpo. Atividades leves dentro da água, como hidroginásticas, são ótimas. O yoga também é excelente, e trabalha a respiração e a ansiedade normal deste momento.

 

 

 


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