O que fazer na quarentena com as crianças?

Saber o que fazer na quarentena com as crianças em casa pode não ser nada fácil.

Nesse momento, é muito importante manter o isolamento social, o que leva os pais a se depararem com o desafio de manter os filhos entretidos sem sair de casa.

Deixar as crianças em frente às telas da TV e celular o dia todo não é recomendado. É preciso inventar novas maneiras para distrair e divertir os pequenos durante o dia, afastando o tédio no tempo livre.

brincadeira infantil divertida

Para isso, separamos várias atividades que podem ser feitas em casa, aproveitando a oportunidade para estreitar os laços familiares.

O que fazer na quarentena com as crianças?

É preciso saber lidar com a quarentena ocasionada pela pandemia do coronavírus. Com as aulas suspensas é preciso usar a criatividade para entreter os filhos.

Veja também: Dinâmicas para crianças

Então, conheça ideias simples que vão garantir a diversão nesse momento de confinamento: 

Cozinhar com a família

Preparar algumas receitas com a criançada é uma boa ideia para deixá-las fazer parte das atividades da casa. Isso sem falar que pode ser a oportunidade para descobrir habilidades que nem sabia que eles tinham.

como entreter os filhos

(Foto: Meridian Magazine)

Além de ser uma atividade prazerosa incluindo toda a família, cozinhar com os pequenos é uma forma divertida de mantê-los concentrados. Também ajuda a aprender a calcular as medidas e a descobrir sabores novos.

Seus filhos podem ajudar no preparo de massas para bolos e biscoitos, fazer lanches e cuidar da parte decorativa. Lembrando que é importante que o preparo dos alimentos seja sempre supervisionado.

E que tal fazer um piquenique com os quitutes que foram preparados? Basta escolher uma toalha bem bonita e colocar no quintal, sala ou varanda. Assim, a diversão vai continuar também na hora de se deliciar com o que fizeram juntos na cozinha.

Cultivar plantas

Crianças adoram cuidar do jardim, mexer com a terra e ver as plantas cultivadas por elas crescerem. Além disso, o contato com a natureza ajuda a aliviar o estresse causado pelo confinamento.

o que fazer na quarentena com as crianças

(Foto: Babysits)

Esse momento pode ser o ideal para ensinar seu filho a ser responsável. Afinal, ele vai precisar cuidar da plantinha, regá-la e evitar que as pragas acabem com ela.

Uma ideia é fazer uma pequena horta com temperos que depois serão usados nas refeições.

Quem mora em apartamento ou não tem um quintal com terra em casa pode usar uma jardineira ou qualquer recipiente para criar seu jardim.

Contar histórias

Qual criança resiste a uma boa história? Essa é uma alternativa infalível para quem não sabe o que fazer na quarentena com as crianças.

As histórias prendem a atenção e ainda ajudam a estimular a criatividade.

brincadeiras animadas

(Foto: Okezone Lifestyle)

Além das histórias lidas nos livros infantis, elas também podem ser inventadas. Outra dica é contar para seus filhos as situações divertidas que aconteceram na sua infância.

Confira ainda: Brincadeiras antigas e atuais de crianças com regras de como brincar

Quem preferir também pode procurar nos canais infantis do YouTube. Há vários canais com vídeos de histórias dos mais variados temas, que são contadas por profissionais.

Passeios virtuais

Não é porque não se pode sair de casa que não é possível conhecer vários lugares incríveis pelo mundo. Através da internet, as crianças podem fazer visitas virtuais gratuitas a zoológicos, museus, aquários e muito mais.

O seu pequeno explorador pode conhecer o acervo de museus famosos ou sobre o modo de vida de vários animais interessantes pelo mundo.

atividades infantis

(Foto: Superprof)

Além de ser uma diversão garantida para toda a família, seus filhos certamente vão aprender muito.

Criar novos brinquedos

Usando alguns materiais simples e muita imaginação, é possível transformar qualquer objeto em um brinquedo único.

O legal dessa atividade é que além de ser lúdica, ensina as crianças sobre a importância de reaproveitar e proteger o meio ambiente.

brinquedos reciclados

(Foto: Imagenes Educativas)

As atividades são simples, usando materiais fáceis de ter em casa e que iriam para a reciclagem.

Alguns exemplos são: garrafas PET, papelão, retalhos de tecido, pregadores, copinhos, tinta, tampas, canetinhas, rolo de papel higiênico e muito mais.

Confeccionar brinquedos com esses objetos ajuda a passar o tempo de uma maneira bem divertida. Com eles é possível fazer um robô, carrinhos, castelos, jogos e o que mais a imaginação mandar.

Acampamento

Outra atividade que encanta crianças de todas as idades é brincar de montar um acampamento. Para isso, separe alguns lençóis para montar a cabana, que pode ser feita ao lado do sofá ou embaixo da mesa, por exemplo.

brincadeiras divertidas para brincar com os filhos

(Foto: Diari Més)

Para ficar ainda mais divertido, inclua algumas almofadas espalhadas pelo chão. O acampamento também pode ser feito no quintal, garantindo entretenimento por um bom tempo.

Conheça mais: Jogos educativos para crianças de 4 anos

A criança pode usar o acampamento para criar histórias inventadas por ela, levando também suas bonecas e bichinhos de pelúcia favoritos. Também pode usar o espaço para ler, comer lanches ou passar um tempinho jogando.

Dançar

As crianças têm muita energia que precisa ser gasta. Por isso, dançar é uma ótima alternativa para se divertir em família e afastar o tédio.

Uma dica é escolher as músicas favoritas da criançada e inventar coreografias que devem ser imitadas.

brincadeiras para fazer com os filhos

(Foto: Hamilton Osborne)

A cada música, uma pessoa da família conduz a brincadeira, criando novas e divertidas coreografias.

Organizar a casa

O período de quarentena é um bom momento para incluir as crianças na organização da casa. Elas podem ajudar a organizar os materiais escolares, arrumar as gavetas ou separar alguns brinquedos para doar.

Isso contribui para que elas desenvolvam o senso de responsabilidade. Dependendo da idade dos seus filhos, eles também podem ajudar a lavar a louça, varrer a casa e limpar os objetos da casa.

o que fazer na quarentena com as crianças

(Foto: Brillia)

Uma atividade gostosa de fazer em família é cuidar da organização das fotos. Assim, os filhos ajudam a selecionar quais são as melhores fotos para guardar, além de ser ótimo para reviver os momentos juntos nas viagens e passeios.

Estudar

É importante lembrar que o período de quarentena não significa que a criança está em férias escolares. Por esse motivo, é fundamental separar algumas horas para os estudos.

atividades para fazer com os filhos

(Foto: Kid Clan)

Leia ainda: Jogos para crianças de 2 anos

Se a criança ainda é bem pequena, também é possível reservar um tempinho para ensinar coisas novas. Ela pode aprender as cores, contar até dez ou falar algumas palavrinhas simples em outro idioma, por exemplo.

Baile de máscaras 

Como eles adoram animais, a dica é fazer belas máscaras infantis e então brincar de baile.

dicas do que fazer na quarentena com os filhos

(Foto: Mormadam)

Com tinta guache, papelão, pratinhos descartáveis, canetas coloridas e outros materiais é possível criar lindas máscaras.

Fazer dobraduras

Crianças a partir de 7 anos podem brincar de origami. É uma técnica super divertida e fácil de fazer. Além disso, ajuda a desenvolver a coordenação motora fina dos pequenos.

brincadeiras para pais e filhos

(Foto: Muralzinho de Ideias)

Basta conferir alguns tutoriais em vídeo ou foto na internet e separar folha de papel A4, folhas de revista antiga ou jornal para começar.

Banho de bacia

O banho de bacia é uma alternativa bem aceita pelas crianças que não tem uma piscina ou banheira em casa.

ideias para brincar com os filhos

(Foto: Vanhartelief)

Garante a diversão por horas quando acompanhados de alguns brinquedos.

Caça ao tesouro

Essa é uma brincadeira antiga e muito animada! Nela são escondidas pistas por toda a casa para que eles possam encontrar o tesouro. 

As pistas podem conter desenhos e charadas, mas tudo de forma simples para o entendimento das crianças.

o que fazer na quarentena com as crianças coronavirus

(Foto: hayWire)

Agora que você já sabe o que fazer na quarentena com as crianças, é só chamar a garotada e começar a diversão!

Descubra também: Como fazer brinquedo para o bebê reciclando