Search

Jogos para crianças de 2 anos

O foco dos jogos para crianças de 2 anos deve ser sempre a diversão e, por isso, não se pode forçar ou se preocupar caso a criança não demonstre interesse em uma determinada brincadeira

Mais do que entreter o bebê, os jogos para crianças de 2 anos são essenciais para estimular o seu aprendizado e desenvolvimento.

Isso faz com que seja importante que ela brinque e se divirta com jogos que sejam apropriados para a sua faixa etária.

Os pais também devem participar das brincadeiras, pois esses momentos únicos e especiais também ajudam no desenvolvimento do filho.

Para ajudar na hora de selecionar os melhores jogos para crianças, separamos aqui dicas especialmente para a idade de 2 anos.

Não deixe de conferir e de aproveitar essa importante fase de descobertas com o seu pequeno.

   

Tipos de jogos para crianças de 2 anos

Os 2 anos é uma fase da criança em que ela começa a buscar a sua autonomia e aprende a se socializar. Com essa idade, geralmente ela já é capaz de caminhar e correr sem ajuda, além de montar blocos, fazer algumas pinturas com rabiscos e folhear livros.

Receba notícias do Gestação Bebê. É grátis!

messengerFacebook Messenger

Tudo sobre gravidez e filhos pelo chatbot do Gestação para o Facebook Messengergestação botao

Por isso, é fundamental que o seu desenvolvimento seja estimulado por meio de brincadeiras que sejam apropriadas para a sua faixa etária.

Essas brincadeiras são importantes a ponto de serem consideradas como a primeira linguagem infantil, contribuindo para a construção de conhecimentos nas mais variadas áreas, como social, afetiva, moral, cognitiva e física.

Além disso, especialistas afirmam que é nessa faixa etária que são desenvolvidas as mais importantes conexões cerebrais.

jogo infantil para criança 2 anos

(Foto: imagejoe)

Os jogos infantis devem ter como foco permitir que a criança classifique e ordene objetos, faça imitações, dance, corra e salte. Outros tipos de jogos interessantes para essa idade são aqueles que têm como foco a observação e o estímulo aos sentidos e memória.

De acordo com especialistas da área pedagógica, existem quatro tipos de categorias em que os jogos para crianças são divididos, sendo eles:

  • Jogos para exercitar o pensamento: jogos que despertam na criança o desejo de entender o significado de todas as coisas. Essas atividades fazem com que o pequeno se concentre nos sons e comece a combinar palavras, mesmo que sejam sem sentido. Exemplos desses jogos são os de imitação e as brincadeiras cantadas.
  • Jogos para estimular a coordenação motora: esses jogos exercitam os movimentos, já que fazem com que a criança mexa os braços e corpinho. Isso é feito com gestos simples, o que permite que o pequeno passe a compreender melhor os movimentos espaciais, como quando ela puxa um carrinho ou usa um brinquedo com teclas e alavancas.
  • Jogos de construção: são indicados para as crianças que já estão em um nível onde passam a compreender o comportamento e ações que simulam a realidade à sua volta. Alguns exemplos são os blocos de construção e brinquedos de montar.
  • Jogos simbólicos: consistem em jogos onde a criança usa o universo imaginário, colocando-se no lugar da situação para resolver o problema proposto. Jogos de faz de conta e brincadeiras de fantasias são ótimas opções.

Mesmo que a criança ainda não tenha sido alfabetizada, o ideal é que, sempre que possível, os jogos sejam acompanhados de músicas e narração de histórias, que contribuem de maneira significativa para o seu desenvolvimento.

Jogos para crianças clássicos

Aos 2 anos de idade, a criança já tem a capacidade de começar a montar os seus primeiros quebra-cabeças, aprender sobre as cores, formas e treinar o arremesso de bolas. Por esse motivo, ela deve se entreter com jogos que contribuam para essa fase do seu desenvolvimento.

A seguir, apresentamos alguns jogos clássicos para estimular a percepção espacial, coordenação motora e criatividade para essa faixa etária:

Quebra-cabeças

Para que a criança monte quebra-cabeças, é óbvio que eles devem ser bem simples para que seja possível montá-los. Por isso, o ideal é que tenham entre 4 e 5 peças de tamanho grande.

quebra cabeça para bebe

(Foto: Toygle)

Os quebra-cabeças para essa fase podem conter um personagem infantil ou outros tipos de imagens lúdicas. Assim, a criança será estimulada a montar e desmontar muitas vezes, fazendo com que a sua coordenação motora e habilidade visual seja trabalhada.

Boliche

Jogar boliche ajuda a estimular não só a coordenação motora, mas também desenvolve a concentração e o equilíbrio da criança. Quando a bola é lançada com o objetivo de derrubar os pinos, o seu filho vai se sentir desafiado a realizar essa tarefa, repetindo-a inúmeras vezes.

Quando ele começar a conseguir derrubar as peças, o recomendado é que elas sejam colocadas cada vez um pouco mais longe, para que o nível de dificuldade vá aumentando aos poucos.

Se preferir, ao invés de comprar o brinquedo, ele pode ser improvisado com o uso de garrafas plásticas vazias e bolinhas de papel amassado.

Bolsa misteriosa

Esse jogo consiste em colocar objetos variados dentro de uma bolsa ou sacola. Em seguida, a criança coloca a mão dentro da bolsa para tocar o objeto e tentar adivinhar o que é.

É importante que tais objetos sejam do conhecimento da criança para que ela seja capaz de adivinhá-los. Com o tempo, os objetos podem ser trocados por outros para adivinhar.

Abrir garrafas

Com o objetivo de estimular a coordenação motora da criança, esse jogo é feito com o uso de recipientes variados. O seu filho deve ser estimulado a abrir e fechar as tampas de rosca.

O ideal é que esse jogo seja feito na presença de um adulto para não haver o risco de a criança levar a tampa à boca. Após a brincadeira terminar, as garrafas devem ser guardadas.

Desenho

Jogos de desenhar são ideais para os 2 anos de idade. Como o giz de cera é mais grosso, são mais fáceis de segurar pelas crianças dessa idade. Essa brincadeira é fundamental nessa fase, já que estimula a coordenação motora para quando a criança começar a escrever.

jogos educativos faceis

(Foto: Diario de Penapolis)

Isso sem falar que tais atividades ainda desenvolvem a sua criatividade, percepção de formas e cores.

O recomendado é que os pais participem desse momento e nomeiem as cores usadas nos desenhos. Diferentes tipos de papeis podem ser utilizados para deixar a brincadeira mais interessante, como cartolina e papel kraft.

Classificação de cores e objetos

Usando uma bandeja ou outro recipiente, cartões ou cartolinas coloridas devem ser separadas de acordo com a sua cor. Isso ajuda a trabalhar a organização dos objetos, além de desenvolver a sensibilidade cromática das cores, fazendo com que o seu filho passe a compreender a diferença entre uma cor e outra.

Além de cores, a classificação também pode ser feita com animais ou objetos, que devem ser separados de acordo com as suas características.

Jogo da solidariedade

Para ensinar o seu filho a ter noção de solidariedade, fazer o jogo do “um pra mim, outra pra você” é ideal. Esse jogo e feito usando qualquer tipo de material, como brinquedos, bichinhos de pelúcia ou giz de cera.

Os objetos devem ser colocados todos juntos e, em seguida, distribuídos entre vocês dois.

Peça para que a criança coloque um objeto dentro da caixa dele e outro dentro da sua caixa, repetindo até que os objetos acabem. Isso vai fazer com que ele aprenda a compartilhar, além de deixá-lo no controle da situação e estimular a organização.

Piquenique



Com essa brincadeira, a criança tem a sua imaginação estimulada, além de dar a noção de interação. É feita estendendo uma toalha no chão da sala e colocando sobre ela alguns lanchinhos que o seu filho gosta.

Jogos para criancinhas de 2 anos

(Foto: ZAP em Casa)

Em seguida, peça para que ele convide alguns bichinhos de pelúcia para participar do piquenique, colocando-os ao redor da toalha. Além de se divertir com esse jogo, o seu filho vai estar mais propenso a interagir com outras crianças.

Para ajudar ele a estimular ainda mais a criatividade, peça para que a criança descreva como é a paisagem onde ele imagina estar, como um bosque, praia ou montanha.

Estátua

Esse jogo pode ser feito apenas na companhia do seu filho, mas fica mais legal quando há outras crianças brincando junto.

Outra forma de jogar é colocar uma música para tocar e, quando a mãe ou uma criança disser “Stop!”, todos param. Quem se mexer após essa ordem perde.

Jogos para crianças digitais

O uso de tablets e smartphones também pode contribuir para o aprendizado e entretenimento das crianças. Porém, é fundamental ressaltar que especialistas indicam essas tecnologias apenas a partir dos 2 anos de idade e por, no máximo, uma hora por dia.

Se o uso desses aparelhos ocorrer de maneira exagerada, pode prejudicar a visão e o comportamento infantil, levando até mesmo ao vício. Por isso, é importante evitar que o seu filho passe horas na frente das telinhas.

Com tudo isso em mente, indicamos a seguir alguns apps que foram desenvolvidos para crianças com 2 anos, permitindo que elas tenham um contato saudável e seguro com os dispositivos:

Estouro de balões

Esse jogo tem como objetivo estourar os balões que aparecem na tela. O mais legal é que, além de entreter a criança ao tentar estourá-los, cada balão contém uma letra ou um número.

Ao estourá-lo, é emitido o som dessa letra ou número, o que faz com que a criança comece a se familiarizar com eles.

Telefone para bebês

Trata-se de um aplicativo muito fofo, que imita as teclas de um telefone de verdade, usando barulhinhos e musiquinhas perfeitas para prender a atenção dos pequenos. Quando a criança clica nos botões, o nome do número que foi clicado é emitido em inglês.

Jogos para crianças de 2 anos

(Foto: Pintando 7)

Outro detalhe bem interessante desse jogo é que também é possível mudar para a opção de notas musicais ou sons de animais, permitindo que o conhecimento da criança seja ainda mais ampliado.

Quebra-cabeça para bebês

Ao invés de um quebra-cabeça comum, esse jogo consiste em unir uma figura com a sua respectiva sombra, contribuindo para o raciocínio lógico e concentração.

Os desenhos apresentados são bonitos, sendo eles divididos em categorias como letras, números, animais, instrumentos musicais, entre outros.

Trata-se de um app de fácil uso e que geralmente prende bastante a atenção da criança.

Boa noitinha

Perfeito para a hora de dormir, esse app foi criado para que a criança possa relaxar no momento de ir para a cama.

O objetivo do jogo é fazer com que ela coloque os animais para dormir, o que é feito enquanto ouve canções de ninar. Consiste em um jogo bem interativo e repleto de belas animações.

Rhythm and Bears

Esse jogo musical permite que o seu filho monte a sua própria banda e escolha os instrumentos que irá usar nos shows.  Além disso, o aplicativo ainda disponibiliza efeitos de fumaça, laser e luzes para que a apresentação se torne ainda mais marcante e encantadora.

Jogo das formas

Para que os pequenos aprendam as formas dos objetos, esse jogo é uma boa opção. Ele mostra formas existentes nos mais variados objetos, permitindo ter o entendimento do que é um quadrado, triângulo, círculo, etc.

Com imagens animadas e repetição do objeto mostrado, ajuda a manter o foco e o interesse por um bom tempo.

Caranguejo no labirinto

Trata-se de um jogo que ajuda a estimular a coordenação motora. Nele, a criança precisa ajudar o caranguejo a atravessar o labirinto, alcançando a estrela que está na outra ponta do trajeto.

Não há limite de tempo para que o caranguejo seja levado ao final do labirinto, pois o objetivo principal é o aprendizado e a diversão.

Instrumentos musicais de bebês

Com esse jogo super fofo, a criança pode aprender sobre instrumentos musicais e também sobre animais que estão inseridos no cenário.

Quando ela clica em um dos personagens, o som correspondente é emitido, enquanto é acompanhado de músicas infantis.

Gostou das sugestões? Mostramos aqui vários exemplos de jogos para crianças de 2 anos, mas existem inúmeros outros que com certeza também vão agradar o seu filho.

Nesse caso, adapte a atividade ou escolha outro jogo que seja mais empolgante para o pequeno.

Referências

meteoropole.com.br/2017/02/dicas-de-apps-para-criancas-de-1-2-anos

omeubebe.com/criancas/atividades-jogos/brincadeiras-criancas-2-anos

criandocomapego.com/25-jogos-de-aprendizagem-para-criancas-de-0-a-3-anos-inspirados-no-metodo-montessori

primeiros1000dias.com.br/como-brincar-com-seu-bebe-sugestoes-de-jogos-para-criancas-de-ate-2-anos

canaltech.com.br/apps/7-jogos-e-aplicativos-para-criancas-brincarem-no-tablet-e-smartphone

Avalie esta matéria!

- Publicidade -

- Publicidade -




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*