Brincadeiras em família: 30 ideias para fazer em casa

As brincadeiras em família são indicadas para estreitar os laços e criar boas memórias.

Apesar de também ser importante para o desenvolvimento da criança que ela brinque sozinha, os jogos familiares garantem um tempo de qualidade com as pessoas amadas.

Como resultado, a criança adquire mais segurança e se torna um adulto mais confiante.

brincadeiras divertidas para brincar em familia

É importante esse momento de diversão junto com elas, para que não fiquem isoladas e focadas apenas nos aparelhos eletrônicos.

30 Brincadeiras em família para fazer em casa

Pensando nisso, preparamos uma lista com as mais variadas brincadeiras em família para momentos inesquecíveis de pura diversão!

Veja também: Brincadeiras para quarentena

Tênis com bexiga

A bola de tênis é substituída por uma bexiga. Já as raquetes são feitas usando pratos descartáveis e palitos de picolé. Basta colar o pratinho em uma das extremidades do palito e começar a brincadeira.

brincadeiras em familia evangelica

(Foto: kiwico)

Sons de animais

Um participante fecha os olhos e os outros imitam algum animal ao mesmo tempo. O desafio é tentar adivinhar quem imitou qual animal.

Mímica temática

A mímica não precisa de nenhum instrumento além do próprio corpo. A dica é definir um tema para cada rodada, como animais, desenhos animados ou meios de transporte.

Criação de histórias

Um membro da família deve começar a contar parte de uma história que foi imaginada por ele. Em seguida, outra pessoa continua a história como bem quiser e assim sucessivamente.

Fazer poses

Além de divertida, essa brincadeira ajuda a criança a trabalhar com o corpo. Com um livro com gravuras em mãos, cada pessoa deve escolher um desenho para imitar a pose. O resultado são boas gargalhadas.

Corrida do algodão

O desafio é soprar o algodão mais forte do que o adversário. Para isso, usa-se um canudo para soprá-lo. A corrida pode ser feita sobre a mesa ou no chão.

Jogos de tabuleiro

Jogar damas, ludo, trilha, detetive, entre outros, pode ser uma ótima oportunidade de aliar diversão e aprendizado. Esses jogos podem tanto ensinar as crianças sobre trabalho em equipe quanto ter autonomia em caso de jogos individuais.

brincadeiras em familia ao ar livre

(Foto: Born Realist)

Proibido sorrir

Todos se sentam em círculo e se encaram tentando não rir. Quem der risada sai da brincadeira, até que reste apenas um, que será o vencedor.

Adivinhando os animais

O objetivo do jogo é descobrir o animal através de perguntas. Uma pessoa da família escolhe um animal sem contar para ninguém. Em seguida, os outros participantes devem fazer perguntas para adivinhar qual foi o animal escolhido.

As perguntas podem ser, por exemplo: “Tem pelos?”, “Tem bico?”. Se ninguém adivinhar, o jogo também pode incluir imitações do bicho e emitir o som que ele faz.

Câmera quente

A brincadeira é parecida com batata-quente, mas usa o smartphone. Todos se sentam num tapete ou cama (para evitar o risco do celular cair em uma superfície dura).

O timer do smartphone é acionado e o aparelho é passado de mão em mão. Cada um deve apontar o celular para o rosto antes de passar para o próximo participante.

O objetivo é não deixar o timer parar na sua vez e tirar sua foto.

Jogo da memória

A brincadeira ajuda a manter a concentração da criança e pode ser jogado com desenhos feitos por elas em quadradinhos de papel.

Pintura manual

Algumas folhas de sulfite ou cartolina e tinta atóxica para dedos vai garantir momentos muito divertidos com pinturas manuais.

brincadeiras dentro do apartamento

(Foto: Emaze)

Brincadeiras com as mãos

Jogos usando as mãos também são diversão garantida e ajudam na coordenação motora. Pode ser a brincadeira de bate-mão com canções, jokenpô e até matemática usando os dedinhos.

Adivinhar o filme

Cada participante faz o desenho de algum personagem, elemento de um filme infantil ou desenho animado. Quem acertar troca de lugar e faz o próximo desenho.

Self mais criativa

Cada um deve tirar uma self com uma pose e cenário de fundo que escolher. Em seguida, é feita a votação da self mais criativa.

Mensagem oculta

Cada pessoa escreve vários recadinhos em pedaços de papel. Os recados são misturados e alguém os sorteia para ler.

Todos tentam adivinhar quem escreveu e, se acertar, a pessoa que escreveu o recado deve pagar uma prenda (cantar, dançar, etc.).

Bingo em família

Todos recebem uma cartela de bingo (que pode ser imprimida na internet) e devem completar os números dela. Os números podem ser escritos em pedaços de papeis. Quem completa a cartela ganha um prêmio, que pode ser só algo simbólico. 

Baladinha em casa

Ligue o som para dançar com a criançada e gastar a energia. Para variar, crie concurso de dança mais criativa ou dança mais esquisita. Todos podem se arrumar para a baladinha com as roupas que mais gostam.

ideias de brincadeiras em familia

(Foto: Front & Center)

Confira ainda: Brincadeiras antigas e atuais de crianças com regras de como brincar

Karaokê

Hoje em dia é fácil ter karaokê em casa, basta procurar pelas músicas instrumentais no Youtube. As crianças vão adorar esse momento de pura descontração!

Passa a bola

A família faz uma fila e uma pessoa passa a bola para a outra por baixo das pernas ou sobre a cabeça. O último da fila pega a bola e vai para o início da fila, recomeçando a brincadeira.

Show de talentos

Cada um escolhe uma música e cria a própria coreografia. Depois é só se apresentar para a família e receber os aplausos.

Jogo da pergunta

Nessa brincadeira, os participantes devem falar apenas fazendo perguntas. Por exemplo, um diz: “Tudo bem?”  e o outro responde: “Tudo e você?”. E o outro: “Vamos brincar?”. Quem não conseguir fazer uma pergunta perde o jogo.

Corrida de saco

Com as pernas dentro de um saco de plástico ou tecido resistente, todos devem pular para alcançar a linha de chegada. Ganha quem chegar primeiro.

Jogo do tato

De olhos vendados, o participante recebe um objeto qualquer da casa. Ele deve adivinhar qual é o objeto usando apenas as mãos.

Bolhas de sabão

A criançada adora fazer bolhas de sabão e correr atrás delas. A dica para que as bolhas durem mais no ar é adicionar uma colher de xarope de milho à água e detergente.

Bambolê

Brincar com bambolê ajuda no equilíbrio e coordenação motora. Além de girá-lo na cintura, braço e perna, ele pode ser usado como num jogo de argolas.

Para isso, uma pessoa fica parada e a outra tenta arremessar o bambolê sobre ela.

Origami

Excelente atividade para concentração das crianças. É possível achar o passo a passo de vários modelos no Youtube.

brincadeiras em familia com papel

(Foto: Wave to mummy)

Basquete com balde

Basta colocar um balde alguns metros de distância e tentar acertar a bola dentro dele. Os participantes se revezam e quem acertar mais vezes ganha.

Cabra-cega

Um dos participantes é vendado com um lenço. Ele deve tentar pegar outro membro da família e adivinhar quem é. Depois, troca o lugar com quem foi pego.

Gincana do algodão

Encha uma vasilha com bolinhas de algodão e deixe outra vazia ao lado. O objetivo é, em um tempo pré-determinado, colocar o máximo de bolinhas na outra vasilha com olhos vendados e usando uma colher.

Gostou das brincadeiras em família listadas? Então é só começar a colocar em prática e se divertir pra valer com seus filhos!

Saiba mais: O que fazer na quarentena com as crianças?