Brincadeiras antigas e atuais de crianças com regras de como brincar

Não importa qual brincadeira você escolher, seja antiga ou atual, a diversão das crianças certamente estará garantida


cabra cega brincadeira fotos
ÿþ

As brincadeiras antigas e atuais a cada dia perdem espaço para a tecnologia, tornando mais comum ver os nossos filhos passarem horas em frente ao celular ou tablet ao invés se divertir no mundo real.

Porém, especialistas afirmam que as brincadeiras são fundamentais para a criança desenvolver sua habilidade motora, aprender a se expressar, compartilhar, socializar, criar senso de equipe, respeitar regras, entre outros.

Confira algumas brincadeiras que dispensam aparelhos eletrônicos e que, apesar de antigas, devem ser resgatadas para fazer a alegria da criançada.

   

Brincadeiras de antigamente que fizeram sucesso

Muitas brincadeiras passam de geração para geração e, ainda hoje, podem encantar crianças de todas as idades, como as que são mostradas a seguir:

Antigas e atuais de rua com regras:

Cabra Cega

Essa brincadeira é feita colocando uma venda nos olhos de um dos jogadores, enquanto os outros devem se espalhar e permanecer parados. Em seguida, a criança vendada precisa encontrar os outros participantes e tentar adivinhar quem é a pessoa.

brincadeira de cabra cega
Brincar de cabra cega é super divertido.

Bambolê

A maneira mais simples de brincar com o bambolê é posicioná-lo na altura da cintura e fazê-lo rodar sem deixar cair. Outra forma de se divertir é arremessar o bambolê sobre a cabeça da outra criança, como se fosse um jogo de argolas.

Receba notícias do Gestação Bebê. É grátis!

messengerFacebook Messenger

Tudo sobre gravidez e filhos pelo chatbot do Gestação para o Facebook Messengergestação botao

Pular corda

Pular corda é perfeito para exercitar e gastar energia. Além disso, é possível se divertir sozinho ou em grupo.

Para brincar em grupo, cada uma das extremidades da corda deve ser segurada por uma criança, que a movimentam para as outras crianças pularem. Quem enroscar o pé na corda é eliminado ou substituído pelo próximo participante.

De roda

A clássica brincadeira de roda é feita com as crianças formando uma roda de mãos dadas enquanto cantam uma canção, que pode ser Ciranda-Cirandinha, Alecrim Dourado, Escravos de Jó, Marcha Soldado, entre várias outras.

Brincadeiras com bola para fazer em grupo:

Queimada

As crianças se dividem em dois grupos e cada grupo ocupa a metade de uma quadra.

A bola é lançada para tentar acertar o adversário. Se não acertar ninguém, o oponente fica com a bola e tenta acertar o outro grupo.

A pessoa atingida com a bola é eliminada e vence o grupo que conseguir acertar todos os adversários.

Batata quente

As crianças formam um círculo e um dos participantes fica fora, de costas para os outros. Quem está fora do círculo começa a cantar: “Batata quente, quente, quente…”

Enquanto isso, as crianças na roda passam a bola de mão em mão, até quem estiver cantando dizer “Queimou! ”.

O participante que estiver com a bola na mão nesse momento é o próximo a sair da roda para cantar, ou é eliminado.

Para brincar em local fechado:

Três Marias

Essa é uma das brincadeiras mais antigas, sendo necessário 5 saquinhos com areia (ou bolinhas, pedrinhas, etc.) para jogar.

Os saquinhos são colocados no chão, uma criança pega um deles e o joga para o alto. Enquanto o saquinho jogado não cai, a criança pega um dos outros que estão no chão.

O saquinho que foi lançado para o alto deve ser pego usando a mesma mão, ou seja, o jogador vai ficar com os dois saquinhos na mão.

O movimento se repete pegando outro saquinho do chão, até ficar com os 5 saquinhos na mão.

Quente, frio

Um dos jogadores esconde um objeto e os outros devem encontrá-lo.

A pessoa que escondeu o objeto deve dar dicas se o lugar que estão procurando está próximo, dizendo se está frio, morno, quente, muito quente. Quanto mais próximo o objeto está, mais quente está.

Quem descobrir o esconderijo é o próximo a esconder o objeto.

Com papel:

Stop

Os participantes desenham uma tabela numa folha de papel e colocam informações no cabeçalho (nome, fruta, cidade, objeto, etc.).

Uma letra é escolhida para preencher o cabeçalho e todos os competidores escrevem o mais rápido a palavra que começa com essa letra no lugar correspondente, até quem terminar primeiro gritar “stop!”.

Todos devem parar de escrever imediatamente. A contagem de pontos é 5 para palavras repetidas e 10 quando não foi escrita por mais ninguém.

Jogo da velha



Em um papel são desenhadas duas retas horizontais e duas verticais, cruzando entre si.

Um dos participantes escolhe uma das casas e preenche com um X, enquanto o outro preenche com O. Vence quem conseguir uma sequência com 3 símbolos iguais na vertical ou horizontal.

Brincadeiras antigas em grupo que fizeram mais sucesso

Amarelinha

A amarelinha é um clássico muito apreciado pelas crianças, sendo por isso considerada uma das brincadeiras antigas e atuais ao mesmo tempo. O jogador deve pular só com um pé em cada casa (exceto aquela onde a pedrinha está), até chegar ao final da amarelinha.

Em seguida, o jogador retorna e tenta pegar a pedrinha de volta sem se desequilibrar. Ao completar o percurso, a pedrinha deve ser jogada dentro da casa com o número seguinte, até completar a amarelinha.

Se o jogador se desequilibrar, pisar na casa onde está a pedrinha ou errar ao jogar a pedrinha na casa onde ela deve cair, passa a vez ao próximo.

Adoleta

Os jogadores formam um círculo e colocam as mãos uma sobre a outra do participante ao lado. Conforme a música é cantada, a criança bate na palma da pessoa que está ao seu lado.

Quando termina a canção, a criança que recebeu o tapa por último tenta pisar no pé de alguém. Caso consiga, a pessoa é eliminada da jogada e, se não conseguir, ela mesma deve sair. O vencedor é quem não receber a pisada no pé.

brincadeira de adoleta

Caiu no Poço

Meninos e meninas são separados em dois grupos e cada grupo escolhe uma fruta sem o outro saber.

Um menino é escolhido para “cair no poço” e deverá acertar qual a fruta escolhida pela menina. Caso o menino acerte a fruta, ele ganha o que pediu da menina (um abraço, aperto de mão, etc.). Se errar, sai da brincadeira e dá lugar a outro menino.

Brincadeiras com as mãos:

Joquempô (pedra, papel, tesoura)

Os participantes colocam as mãos para trás e, ao mesmo tempo, esticam o braço para frente e gritam “Joquempô”, mostrando se escolheram pedra (mão fechada), papel (mão aberta) ou tesoura (dois dedos abertos).

A pedra quebra a tesoura, a tesoura corta o papel e o papel enrola a pedra.

Passa anel

Os jogadores ficam sentados em círculo, deixam as mãos unidas em forma de concha e um dos participantes precisa esconder o anel na mão deles.

Para isso, ele também deixa a mão em concha e passa pela mão de todos, colocando o anel nas mãos de alguém sem que ninguém veja. Quem descobrir onde o anel está será o vencedor.

Brincadeiras antigas e atuais de crianças com regras de como brincar
3 (60%) 2 votes

- Publicidade -

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*