Músicas de ninar infalíveis para acalmar o bebê

A música faz parte da nossa vida desde a infância, pois geralmente já passa a ser apreciada desde quando somos bebês e começamos a ouvir as músicas de ninar.

Essas canções, sejam elas cantadas pela mãe ou vindas de uma gravação, ajudam a acalmar a criança, fazendo com ela tenha um sono mais tranquilo.

Embora muita gente não saiba, além de serem muito indicadas para a hora de dormir, as músicas de ninar também ajudam a criar um vínculo maior com a mãe e são importantes para o desenvolvimento do bebê.

Entenda a seguir porque essas músicas devem fazer parte da primeira fase da vida das crianças e confira algumas opões perfeitas para embalar o seu pequeno.

Canção de ninar acalma o bebê?

A resposta para essa pergunta é sim: a canção de ninar ajuda a acalmar o bebê. Isso acontece porque o ritmo das melodias desse tipo de música transmite ao bebê uma sensação de bem-estar, fazendo com que ele fique mais calmo.

Por conta disso, pode-se dizer que essas canções atuam como se fossem uma espécie de calmante, já que elas contribuem para tranquilizar no momento em que a criança se encontra chorosa, irritada ou com medo.

Veja abaixo outros benefícios das músicas de ninar para o bebê.

Desenvolve a confiança

músicas de ninar

Pesquisas indicam que os bebês que ouvem as músicas de ninar desde cedo acabam se tornando crianças que desenvolvem uma maior confiança e apresentam menos ansiedade.

Outro benefício é sobre o estímulo que a música oferece em relação à coordenação motora e percepção do tempo e espaço. Isso acontece porque é o ouvido que é responsável pelo nosso equilíbrio.

Estimula a comunicação

Mais um ponto observado pelos pesquisadores é em relação ao desenvolvimento da comunicação do bebê.

Ou seja, assim como acontece com os estímulos provocados durante as atividades e brincadeiras, as crianças que ouvem músicas desde cedo podem apreender a se comunicar mais rápido e melhor, além de ter a memória e a concentração também estimuladas.

Aumenta o vínculo afetivo

Além disso, o próprio ato de cantar para o bebê já é uma forma de os pais se comunicarem com os filhos.

Isso faz com que o vínculo afetivo seja reforçado, já que o bebê sente todo o carinho e entende que não está sozinho, permitindo assim que ele venha a desenvolver melhor a sua independência emocional.

Deixa o bebê mais seguro

Como o bebê começa a se sentir mais seguro ao ouvir as músicas de ninar, ele fica mais calmo ao ouvi-las, passando a associar o som com a chegada do momento de relaxar. Dessa forma, ele já começa a sentir os olhinhos mais pesados e acaba se entregando ao sono.

Porém, apesar de já ser instintivo para muitas mães começar a cantarolar uma música de ninar quando deseja fazer o bebê dormir, é bom lembrar que ele pode se acostumar e apenas dormir quando ouvir uma canção.

música de ninar brilha brilha estrelinha

Isso pode se tornar um pouco complicado quando o pequeno desperta de madrugada e só vai conseguir voltar a dormir se for embalado por uma canção. Por isso, o ideal é que a música seja tocada apenas no momento inicial do descanso, ou seja, até quando o bebê começar a cochilar, e não até que ele caia em um sono profundo.

Quando começar a estimular o bebê com músicas?

O estímulo musical pode (e deve) começar quando o bebê ainda está na barriga da mãe. Estudos confirmam que, antes de nascer, ele já é capaz de escutar os sons vindos do exterior.

Há inclusive mães que afirmam que o bebê se move de maneira diferente na barriga quando colocam ou cantam músicas de ninar para que ele possa ouvir.

Por esse motivo, é recomendado que a mãe converse e cante para ele. Isso pode ser feito cantarolando para o bebê ouvir ou então colocando músicas de ninar.

Ainda de acordo com as pesquisas, os estudiosos descobriram que a música ajuda a desenvolver o cérebro do bebê ainda no ventre, já que provoca um aumento em sua atividade cerebral.

Ademais, a música contribui para a recuperação de bebê recém-nascido, trazendo uma melhora em seu estado de espírito. Junto ao aconchego oferecido pela mãe, ele se sente mais protegido, contribuindo para que a melhora seja mais rápida, além de ajudar no desenvolvimento do seu processo cognitivo.

O recomendado é que, após o nascimento da criança, ela continue a ouvir regularmente as músicas que ouvia na barriga. Dessa forma, ela vai associar o som aos momentos em que passava segura e quentinha no ventre materno, fazendo com que se acalme mais facilmente.

Ao ouvir as músicas de ninar de maneira regular, com o tempo a criança acaba desenvolvendo a capacidade de identificar qual é a parte que vem em seguida. Ou seja, é como se fosse um treinamento para que ela aprenda a usar o raciocínio, além de entender que tudo está bem ao redor dela.

Músicas de ninar para o bebê dormir rápido

músicas de ninar cantadas

A hora de dormir pode ser um grande desafio para os pais quando o bebê se encontra agitado, o que faz com que esse momento se torne estressante para todos. Entre diversas maneiras de deixar o bebê dormir mais calmo, colocar uma música de ninar pode ser muito eficiente.

Há as canções de ninar tradicionais, que são passadas de geração para geração. Um dos motivos para que elas tenham resistido ao tempo é porque funcionam bem para o propósito de apaziguar o bebê e fazer com que ele durma sem demora.

Com o tempo, muitas delas acabaram passando por alterações. Porém, isso não significa que uma música esteja certa e outra errada, são apenas versões diferentes.

Por esse motivo, mesmo que a letra da música não faça muito sentido, a sua melodia suave e delicada pode fazer com que o bebê se renda ao sono rapidinho.

Entre as músicas de ninar mais tradicionais e que ajudam o bebê a adormecer com facilidade, ainda há várias que são perfeitas para embalar o momento de descanso dos pequenos.

Confira as músicas consideradas pela maioria das mães como sendo as mais indicadas:

Nana neném

A música de ninar mais popular é a Nana Neném. Afinal, quem é que não conhece os versos:

Nana neném

Que a Cuca vem pegar

Papai foi na roça

Mamãe foi trabalhar

Boi da Cara Preta


Outra música muito conhecida é a Boi da cara Preta. Apesar da a letra parecer não transmitir uma mensagem considerada positiva, ela pode ser mudada quando a mãe for cantar para o bebê. Afinal, o que importa é a melodia.

Boi, boi, boi

Boi da cara preta

Pega esse menino (ou nome do bebê)

Que tem medo de careta

Brilha Brilha Estrelinha

Outra canção de ninar que faz a criança dormir rápido é a Brilha Estrelinha. Ao cantar, lembre-se que não precisa ter uma afinação perfeita, basta ser cantada com muito amor e carinho.

Brilha, brilha estrelinha

Quero ver você brilhar

Faz de conta que é só minha

Só pra ti irei cantar

Brilha, brilha estrelinha

Brilha, brilha lá no céu

Vou ficar aqui dormindo

Pra esperar Papai Noel

Se essa rua fosse minha

Músicas de ninar gospel

Para os pais que são evangélicos, (e também para aqueles que, embora não sejam, gostam de canções com temas religiosos), há diversas músicas de ninar gospel que criam um ambiente agradável para o bebê.

Essas músicas cristãs contêm diversas mensagens bonitas e podem contribuir para que, conforme a criança vá crescendo, já comece a desenvolver o seu lado espiritual. São canções que falam sobre o amor de Deus, a importância de ter fé, de cultivar a bondade, além de músicas de ninar de louvor e hinos de adoração.

Veja a seguir algumas belas canções evangélicas que vão encantar tanto o bebê como os próprios pais:

Canção de Ninar – Nana Neném Gospel

Mãezinha do Céu

Músicas de ninar instrumental

São muitas as opções de músicas de ninar instrumentais que podem ser encontradas na internet. Apesar de não serem cantadas, essas canções também desempenham um papel fundamental para o desenvolvimento dos bebês.

As músicas instrumentais feitas a partir de canções clássicas de ninar, por exemplo, contribuem da mesma forma para que a criança fique mais calma e relaxada, o que faz com que fique mais fácil pegar no sono. Além disso, o bebê vai passar a associar as músicas instrumentais com aquelas que são cantadas, contribuindo assim para o seu desenvolvimento cerebral.

Assim como as músicas de ninar instrumentais, colocar músicas clássicas para o bebê ouvir também ajuda para que ele durma. Para escolher a música clássica perfeita, o ideal é que ela seja mais tranquila, com um ritmo calmo e acolhedor.

Veja alguns exemplos de músicas de ninar instrumental:

Nana neném – instrumental

Música Para Bebê Dormir

12 Horas Canção de Ninar Mozart 

Músicas cantadas

Em relação às músicas de ninar que são cantadas, a questão da voz é o que vai criar uma maior identificação do bebê com a melodia. Isso não significa que seja melhor do que a música instrumental, já que o mais indicado nesse caso é mesclar, colocando por vezes músicas instrumentais e outras vezes as cantadas.

A voz da mãe consiste em um dos primeiros sons que são ouvidos pelo bebê ainda no ventre, o que já faz com que uma identificação seja estabelecida.

Por conta disso, quando são colocadas canções de ninar cantadas, a conexão e identificação tende a ser maior, já que se torna algo com mais familiaridade.

Porém, como cada bebê tem a sua própria personalidade, alguns podem relaxar e dormir mais rápido ouvindo as músicas cantadas, enquanto outros se acalmam melhor ao ouvir as instrumentais.

Além dos benefícios da música de ninar cantada para o bebê, a mãe também acaba se beneficiando, pois cantar também ajuda para que ela fique mais tranquila, reduzindo a sensação de ansiedade.

Algumas das canções cantadas para ninar são:

Carneirinho, Carneirão

Música de ninar com som do útero

Nem todo mundo sabe sobre a existência das músicas de ninar com o som do útero. Esse é um som contínuo, muitas vezes comparado ao de uma TV fora do ar ou então ao de um aspirador de pó.

Quando a mãe faz os exames do ultrassom, o som ouvido é bem parecido com o som que o bebê fica ouvindo dentro do seu útero. Muitos pais que colocam esse som para o bebê dormir afirmam que é como mágica: basta colocar o som do útero que o bebê se acalma de forma instantânea, mesmo que esteja chorando ou num lugar com barulho.

O motivo para o som do útero fazer com que o bebê se acalme é porque, dentro do útero, o bebê começa a ouvir os sons ao redor dele, como o fluxo sanguíneo da mãe, além dos movimentos intestinais e batimentos cardíacos. Os sons externos também são ouvidos, principalmente a voz da mãe e do pai.

Isso acontece por volta da sétima semana de gravidez, quando o bebê desenvolve a sua capacidade auditiva. Dessa forma, os sons que ouve faz com que ele se sinta seguro e protegido.

Quando o bebê chega ao mundo, ele se sente desamparado, pois é um ambiente estranho e não há mais a sensação de aconchego ao qual ele era habituado. Por isso, ao ouvir a música de ninar com som de útero, o bebê recorda da vida no ventre, levando-o a se sentir mais tranquilo e favorecendo o sono.

Confira alguns vídeos com o som de útero:

Som do Útero com Canção de Ninar

4 Horas – Som do útero

Cada bebê vai dormir melhor com uma determinada canção. Por isso, experimente cantar ou colocar músicas de ninar variadas para ver qual delas funciona melhor. E então é só curtir o seu filho dormindo como um anjinho.

Referências

mae.blog.br/cancoes-de-ninar/

soumamae.com.br/beneficios-cancoes-de-ninar-bebes/

belezamaniacas.com/maternidade/cancoes-de-ninar/

terra.com.br/vida-e-estilo/mulher/vida-de-mae/cancoes-de-ninar-acalmam-e-estimulam-a-linguagem-dos-bebes,1bf0c0a043fec310VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html

aliancapelainfancia.org.br/abcdencantado/musica-para-ninar-como-notas-e-ritmos-podem-influenciar-o-sono-de-toda-familia/

revistacrescer.globo.com/Bebes/Sono/noticia/2018/06/musica-classica-para-o-bebe-dormir-funciona-mesmo.html


  • Add Your Comment

    *