Search
Search
X

12 Regras de etiqueta para visitar recém-nascido

Veja aqui 12 dicas e descubra o que você deve fazer e o que é preciso evitar antes e durante a visita ao recém nascido

Algumas regras de etiqueta para visitar recém-nascido ou no hospital podem te ajudar a não cometer gafes na visita. No entanto, é sempre aconselhável ter bom senso e se imaginar no lugar da mãe ou pai do bebê.

Quando um bebê nasce, todos que acompanharam a gestação ficam ansiosos para conhecer o bebê e visitar os pais.

Porém, não importa o quanto você for íntimo da família, a visita não pode ser feita de qualquer maneira. Aliás, se você for um parente ou amigo próximo, saberá mais do que ninguém o quanto este é um momento delicado para todos.

12 Regras de etiqueta para visitar recém-nascido

visita recem nascido 7 dias

Manual de visita ao recém nascido. Foto: Bleskproženy

Na maternidade:

Algumas famílias preferem receber as visitas ao bebê recém-nascido no hospital. Outras, preferem passar esses primeiros dias apenas com os mais íntimos. Para saber o que fazer ao certo, a melhor coisa é perguntar. Se o pai ou a mãe pedirem para que você espere mais algum tempo, não fique chateado. Respeite a decisão e espere por um momento mais adequado.

Ligue antes:

Visitas surpresas com um recém-nascido não são agradáveis. Ligue antes de aparecer e combine com a família o melhor horário.

Não leve crianças:

Não leve crianças para visitar o recém-nascido. Isso porque os pequenos podem fazer muito barulho ou quererem pegar o bebê (e beijá-lo), deixando os pais em desespero e você em uma situação constrangedora.

Leia: Mitos e verdades sobre um recém-nascido

nao quero receber visitas na maternidade

Foto: TheLifeinYourYearsPhotography

Não vá se estiver doente:

Como o bebê acaba de nascer, ainda não tem o sistema imunológico completamente desenvolvido, nem tomou todas as vacinas. Por isso, ele fica suscetível à ação de vírus e bactérias. Só vá se estiver muito bem de saúde.

Não fume e não use perfumes:

O olfato do bebê é muito sensível. Sem falar na possibilidade dele ser alérgico. Assim, é recomendável não expor a criança a perfumes em geral. Também não fume antes ou durante a visita.

Reforce a higiene:

Muitas mães de recém-nascidos deixam disponível para as visitas um frasco de álcool gel. Não é frescura e muito menos exagero. Use o produto antes de pegar o bebê; ou, na falta dele, lave bem as mãos.

Seja breve:

Visitar um recém-nascido é sinal de que você se importa com ele e também com seus pais. É um sinal de carinho e amizade. Porém, para demonstrar isso, você não precisa ficar horas. Os pais podem estar querendo um pouco de privacidade para descansar, em vez de ficar fazendo sala e batendo papo. Se eles pedirem para você ficar mais tempo, use sua sensibilidade para perceber se é apenas por educação.

Foto: BusinessInsider

Não peça para a mãe acordar o bebê:

Sono de recém-nascido é sagrado! Por isso, se o bebê estiver dormindo, nem cogite a possibilidade de pedir aos pais que o acordem.



Arregace as mangas:

Se você tem dúvidas sobre o que levar quando for visitar um bebê, saiba que às vezes arregaçar as mangas pode ser o melhor presente. Se você tiver intimidade com a família, se ofereça para ajudar em alguma tarefa doméstica.

Lavar uma louça, passar a vassoura no chão, estender a roupa que está dentro da máquina ou até mesmo cozinhar algo gostoso para a família, fará toda a diferença neste momento tão especial e delicado.

Não dê conselhos ou palpites:

Pais não precisam de palpites, principalmente, nessas primeiras semanas, quando ainda estão se acostumando com a nova situação. Conselhos inconvenientes podem deixar os pais irritados, inseguros e tristes. Assim, evite ao máximo dar sua opinião, a menos que peçam.

Foto: Newbornphotography

Não tire fotos:

Sim, o bebê é lindo e fofo, e você vai ter muita vontade de tirar uma foto para postar nas suas redes sociais. Mas não faça isso! Só tire fotos (Dicas para Fotografia Newborn ideal) e publique na internet se os pais deixarem.

Hora de amamentar é hora de ir embora:

Se perceber que o bebê está reclamando de fome, talvez seja a hora de ir embora. Algumas mulheres se sentem constrangidas e gostam de amamentar o bebê sozinhas, de maneira reservada. No começo, quando muitas ainda não têm prática, elas podem ficar inseguras e se atrapalharem ao oferecer os seios na frente de outras pessoas. Na dúvida, é melhor aproveitar para ir embora ou sair do local.

12 Regras de etiqueta para visitar recém-nascido
5 (100%) 1 vote






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*