Meu filho come mal: Veja algumas Receitas Infalíveis

Algumas atitudes na rotina podem contribuir muito para a alimentação do pequeno. Que tal mudar alguns hábitos para tentar melhorar a hora de comer?


Meu filho come mal: O que fazer? Desde o nascimento do filho, a alimentação é umas das maiores preocupações que os pais podem ter. Se o bebê consegue fazer a pega correta do seio, se mama o suficiente e se fórmulas artificiais são necessárias são alguns dos enfrentamentos nos primeiros meses de vida. Após a fase de amamentação exclusiva, começa a introdução de papas, sucos e frutas na alimentação da criança, o que é importante para descobrir os alimentos que são preferidos, os mais aceitos e também os que causam alguma rejeição ou mesmo alergia.

Apesar de ser nesse primeiro período que a mãe faz o teste da aceitação da criança frente a vários novos sabores (o que geralmente os filhos aceitam muito bem), é quando elas começam a crescer que o problema da má alimentação aparece.

 meu filho come mal
já que a criança se torna seletiva quanto ao que quer ou não comer e, por vezes, as escolhas dela não são as melhores e mais saudáveis. (Foto: Al-mara)

Horário da refeição

Segundo psicólogos e nutricionistas especializados em nutrição infantil, é importante que os pais não forcem a criança a comer o que ela não quer em um determinado horário, pois a rejeição pode ser simplesmente pelo fato de ela estar satisfeita ou por estar com medo de provar algo que terá um sabor desagradável.

O ideal é guardar esse alimento para outro momento, em que a criança estiver com fome, e oferecer me maneira encorajadora e relatando, se o gosto não for realmente tão bom, o quanto ele é saudável e importante para que ela cresça forte e saudável.

Meu filho come mal

 receitas socorro meu filho come mal
Foto: Trifecta Nutrition

Um erro comum dos pais é servir a refeição em um ambiente em que a criança possa ficar agitada ou distraída, como na sala em frente à televisão. O ideal é que ela se sente à mesa junto com o restante da família e não tenha desenhos ou músicas que possam desviar a sua atenção do momento da refeição.

Por estar junto com os demais membros da família, também é importante que ela perceba que todos comem do mesmo alimento, pois se perceber que o adulto ao seu lado não está comendo o mesmo que ela por um gosto pessoal, a criança também exigirá o direito de rejeitar algo de que não gosta.

Bebidas

Outra prática que deve ser evitada é oferecer bebida ao mesmo tempo que as refeições. Ainda que seja algo saudável, como um suco natural ou água, o líquido ocupará uma parte importante do estômago da criança e causará a sensação de saciedade, impedindo que ela se alimente de forma satisfatória. Os horários de alimentação também devem ser respeitados, para o que o organismo do filho se adapte à rotina.



meu filho não come
Foto: Želania

 Dicas de receitas para abrir o apetite

Uma das formas de instigar a criança a comer é fazer pratos divertidos e coloridos para ela. Montar desenhos no prato utilizando legumes e frutas de cores diferentes, como montar um desenho na salada com folhas verdes, cenoura ralada e tomate, por exemplo, pode chamar a atenção do filho e fazer com ele sinta vontade de comer.

Convidá-lo a ajudar no preparo dos alimentos também pode ser uma boa dica. Ensiná-lo a misturar uma massa, lavar uma fruta ou mesmo a arrumar a mesa pode fazer com que ele se orgulhe de sua ajuda e se sinta mais curioso para provar a comida.

alimentação do bebê
Foto: CogniFit

Meu filho come mal, qual comida fazer para ele?

Algumas receitas podem auxiliar no estimulo do apetite das crianças. Os mais indicados são chás e sucos, totalmente naturais, como o de alfazema com erva-doce (ferver as folhas de alfazema juntamente com as sementes de erva-doce e deixar esfriar).

Suco de cenoura

 O suco de cenoura também costuma ser bem aceito pelas crianças por cauda cor (oferecer para crianças com mais de um ano de vida). Bater no liquidificador uma cenoura pequena com 250 ml de água e duas colheres de levedura de cerveja. Adoce com mel.

Suco de melão

Por fim, outro suco que também possui propriedades que estimulam o apetite é o de sementes de melão. Bater 50 gramas de sementes de melão com 200ml de água. Coe o líquido e adoce com mel.

Meu filho come mal: Veja algumas Receitas Infalíveis
Avalie esta matéria!

- Publicidade -

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*