Médico cantando para criança com câncer emociona

Um vídeo com um médico cantando para criança com câncer viralizou a internet na última semana. A ação foi gravada por funcionários do Hospital as Clínicas, da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto e, com certeza, ficará para sempre gravada na lembrança de todos no Hospital.

Médico cantando para criança com câncer emociona

O médico Paulo Martins, residente em pediatria no Hospital das Clínicas da USP de Ribeirão Preto, em São Paulo, resolveu fazer uma surpresa para seus pacientes da ala de oncologia. No último dia 14, ele com seu ukulele e mais duas outras colegas, tocaram músicas na enfermaria do hospital.

Em entrevista a jornais nacionais, o médico contou que teve a ideia de levar o instrumento para o hospital após perceber que crianças maiores e adolescentes doentes percebem o quanto é grave e complicada a situação que estão vivendo e acabam sentindo uma tristeza muito grande. Confira o vídeo na íntegra:

 

Ele já havia feito isso em Campina Grande, Paraíba, sua cidade natal, mas nunca tinha feito no hospital em Ribeirão Preto.

Segundo o médico, em uma ocasião, após visitar seus pacientes, disse a eles que no dia seguinte levaria seu ukulele e tocaria para eles. Pediu que os pequenos escolhessem suas músicas prediletas: sertanejo, rock ou gospel.

Assim, conforme o combinado, o médico levou o instrumento, visitou os pacientes e foi passando de quarto em quarto tocando as músicas escolhidas por eles. Conforme relatou o médico, sempre acontecem muitas ocorrências no hospital, mas naquela tarde tudo foi muito tranquilo: nenhuma ocorrência ou imprevisto. O médico foi de quarto em quarto, os pacientes pediam suas músicas e todos cantavam juntos, dançavam e se emocionavam.

Médico canta para criança com câncer

Na foto, o médico Paulo Martins com o paciente e família. Foto: Facebook

Leia mais: Ela decidiu levar a gravidez até o fim e doar os órgãos da bebê, que nascerá sem cérebro

Uma paciente especial

Porém, entre tantas crianças e adolescentes, uma paciente especial chamou a atenção de todos: Sofia, de um ano e quatro meses, que tem histiocitose das células de Langerhans (LCH).

Enquanto Martins tocava, a pequena Sofia o acompanhava de longe e quando ele saiu do último quarto viu que ela o esperava. Então, a pedido do pai da menina o médico tocou  a música “Eu sei de cor”, da cantora Marília Mendonça, umas das cantoras preferidas da menina.

Segundo ele “foi um momento mágico, único, e pareceu que simplesmente todos os problemas haviam desaparecido e tudo estava em paz na enfermaria”.

Paulo Martins então pediu para a mãe de Sofia a autorização para compartilhar um vídeo da menina dançando em seu perfil do Facebook e qual não foi sua surpresa ao perceber que o vídeo já teve mais de 3 mil compartilhamentos e 250 mil visualizações.

Médico toca música para criança com câncer em hospital

Foto: Facebook

Veja também: Após perder gêmeos, jovem comemora gravidez natural de quíntuplos

“Muita gente tem perguntado o que eu fiz de diferente, e o que mais me deixa surpreso é que é uma coisa simples, que deve acontecer no dia a dia de muitos hospitais, mas que acabou sendo abraçado pela população como uma mensagem de esperança, como uma coisa positiva”, declarou o médico.

Paulo afirma ainda que ele e a mãe de Sofia estão muito felizes com a repercussão positiva das imagens.  “O mais bacana são os comentários, pessoas que falaram que o vídeo trouxe alegria ao seu dia, mães que perderam seus filhos para o câncer, mas que comentaram que deu uma saudade gostosa de suas crianças. Ainda hoje recebo mensagens emocionadas, especialmente de mães”, acrescenta.