Gestação de 18 a 20 semanas – Veja as mudanças

Conforme a gestação vai avançando, a mulher pode perceber mais e mais mudanças, além do aumento do contato e interação com o bebê, que dá novos sinais de seu crescimento e desenvolvimento a cada novo dia.

Conheça a seguir os sinais que aparecem durante a 18ª, 19ª e 20ª semanas de gestação:

O que ocorre na semana 18?

A partir de agora, a mãe está caminhando para o segundo trimestre de sua gestação. Os sintomas incômodos da gravidez devem desaparecer aos poucos a partir de agora: náuseas, enjôos e tonturas. O crescimento do bebê passa agora a ser mais rápido, ele encontra-se agora medindo de 12 a 14 centímetros e 150 gramas. Outras mudanças muito importantes ocorrem, como o endurecimento dos ossos

Mudanças da 19ª semana

A futura mamãe vai passar ainda por muitas mudanças. Neste período começam a surgir manchas na pele, principalmente no nariz e pescoço. Elas são absolutamente normais, resultado da ação dos hormônios, e irão sumir aos poucos após a gravidez. Dores na parte baixa do abdômen também podem surgir como resultado do estiramento dos ligamentos pelo aumento do útero. Repouse bastante e mantenha contato direto com seu médico.

Leia ainda: Dicas para engravidar de bebê menino

Mamãe e bebê na semana 20

No quinto mês de gestação, os movimentos do bebê são muito facilmente percebidos, e tornam-se também mais frequentes. Os braços e pernas do bebê já estão bem desenvolvidos, e em alguns pode se perceber também cabelo e sobrancelha. Os órgãos internos estão em plena formação, mas alguns como pulmão não estão completamente formados. As pálpebras também ainda não se separaram. O bebê mede agora mais ou menos 16 centímetros, e seu peso aumentou bastante em duas semanas, e agora é de cerca de 260 gramas.

Para a mãe, a barriga grande pode causar desconforto, além da vontade de ir diversas vezes ao banheiro urinar.