Barriga de grávida é dura ou mole, afinal?

Barriga de grávida é dura ou mole, afinal? Tire todas as suas dúvidas sobre o assunto nesta matéria!

A gravidez certamente é um dos momentos mais especiais que a mulher pode viver em toda a sua vida. Independentemente de ser planejada ou não, quando descobrem que estão grávidas as mulheres passam a enxergar a vida de uma maneira a qual nunca tinham pensado antes.

Às vezes a ficha da mulher somente cai que está grávida com as mudanças no corpo, como a barriguinha. Embora o corpo já comece a mudar logo após a concepção, mudança hormonal, dentre outros, a barriga pode ser uma das últimas a dar o sinal de vida, pois cada mulher tem um biotipo físico diferente. Mas normalmente a barriga verdadeira de gravidez pode começar a despontar a partir da 7ª semana em mulheres que estão em sua primeira gravidez. Já em mulheres à partir da segunda gravidez, essas mudanças podem acontecer mais rapidamente.

Barriga de grávida é dura ou mole, afinal?

barriga dura na gravidez é normal

As transformações da gestação podem assustar no início, mas geralmente as mudanças “diferentes” no corpo são sintomas comuns da gestação

De acordo com médicos, normalmente a barriga é dura. No início da gravidez a barriga dura está relacionada às mudanças no corpo, pois o útero está se expandindo para acomodar o desenvolvimento do bebê.

A mulher já pode sentir a barriga mais dura por volta da 7ª semana de gestação. É normal sentir a barriga mais inchada e dura na gestação, além disso, dependendo da atividade física que a mulher faça e de seu biotipo, a sensação de barriga dura pode acompanhar praticamente toda a gestação.

Barriga mole na gravidez é normal?

Algumas mulheres sentem alguma parte da barriga bem mole, seja na de cima ou de baixo e quando se deitam de costas na cama, percebem que ela simplesmente murcha, como se não houvesse nada dentro. Então elas se desesperam, achando isso incomum.

Mas calma, isso tem explicação. Barriga mole na gravidez é normal. Se for a primeira gravidez da mulher é completamente natural que a barriga fique mole até aproximadamente a 7ª semana, pois seu útero está se preparando para gerar uma vida. Nesse período, ele ainda é pequeno e mole e, por isso, externamente, a barriga pode murchar em algumas posições: deitada ou quando a gestante se dobra para pegar algo na mesa ou no chão.

Outro motivo é porque o bebê se mexe constantemente no útero, mesmo que ainda seja um feto. Ele vai se acomodando conforme os estímulos externos, o crescimento e a acomodação de alguns órgãos internos da mãe. Dessa maneira, quando a barriga se encontra mole por fora, é devido à posição do bebê dentro da barriga: pode ser que o bebê foi parar nas costelas da mãe e está apenas com os pezinhos voltados para a frente ou vice-versa: cabeça na frente e pés atrás, ou está em pé etc.

barriga na gestação

Foto: The Guardian

Como fica a barriga no início da gravidez? E no final?

No início da gravidez a barriga dura está relacionada às mudanças no corpo. A futura mamãe começa a sentir a barriga mais dura na região abaixo do umbigo, passando a seguir para a área ao redor do umbigo, local popularmente denominado como pé da barriga. À medida que o bebê vai crescendo, a barriga da grávida vai ficando mais dura e arredondada.

Quando se está quase na metade da gravidez, entre a 16ª e a 20ª semana, a grávida pode começar a sentir a barriga bem mais dura que o normal – como se fosse um endurecimento – momentaneamente e sem regularidade. Embora aconteçam várias vezes ao dia, muitas grávidas nem as percebem, pois não provocam dores ou incômodos. Essas são as chamadas contrações de “Braxton-Hicks”, conhecidas popularmente como contrações falsas ou contrações de treinamento, pois acredita-se que sejam uma espécie de preparação do corpo para o momento do parto.

Grávidas que foram anteriormente submetidas à cirurgia plástica abdominal, podem ter a sensação de barriga dura na gravidez com mais frequência.

No final da gravidez a barriga continua dura e pode acontecer as contrações de treinamento. Além disso, algumas posições do bebê no útero, principalmente as transversas, podem ser a causa da sensação de barriga muito dura e torta. Neste caso, a melhora vai ocorrer com a alteração da posição do bebê, que acontece espontaneamente.

Leia mais: Quanto tempo demora para aparecer a barriga na gravidez?

barriga dura ou mole na gravidez

Foto: Emergency Medical Minute

Casos que preocupam

A barriga muito dura no final da gestação somente é preocupante quando está associada a dor, sangramento e diminuição da movimentação fetal, e pode ser o indicativo de um descolamento prematuro da placenta. A qualquer sintoma suspeito procure imediatamente seu médico.

Também, caso as contrações de treinamento antes das 37 semanas de gravidez forem demasiadas e regulares, bem como for notada ainda uma dilatação na vagina, procure pelo seu obstetra.

Se a barriga ficou mole após uma queda ou um choque brusco que envolvesse essa região, procure imediatamente um pronto socorro para saber se está tudo bem com o bebê.