Pontadas na barriga no início da gravidez, é normal?

Pontadas na barriga no início da gravidez, é normal? Saiba até que ponto este sintoma é normal:

Gravidez não é doença. Fato. Mesmo assim, existem algumas alterações patológicas ou alguns incômodos que deixam as gestantes preocupadas. Cólicas, dores nas costas ou pontadas no “pé da barriga” são alguns sintomas que assustam as futuras mamães. Mas, na maioria, dos casos são totalmente normais e geralmente são provocados por questões hormonais ou pela expansão do útero.

Hormônios como a progesterona e o HCG – que preparam o útero e também estimulam as glândulas mamárias –, provocam inchaço ao útero, muitas vezes trazendo desconfortos e cólicas, logo no início da gravidez. No geral, essas dores se estendem até a 10ª semana (primeiro trimestre) da gestação.

Pontadas na barriga no início da gravidez, é normal?

Depois da fase hormonal, os músculos vão se afrouxando e os órgãos vão se realocando dentro do corpo da gestante podendo provocar também alguns desconfortos e incômodos. Isso acontece porque o estômago, o intestino, o fígado e demais órgãos ao redor do útero vão tomando formas diferentes para que o bebê tenha espaço para se desenvolver dentro do útero. Que por sua vez é um órgão muscular elástico e vai se esticando conforme o desenvolvimento da gestação.

Pontadas na barriga na gestação

Foto: Newbornbaby

Cólicas na gestação

Sem um feto dentro, o útero costuma ser do tamanho de um punho fechado, mas, de acordo com o avanço da gravidez, ele vai se adaptando e inchando, podendo provocar cólicas em algumas gestantes. Outras mulheres por sua vez, têm uma gestação tão tranquila e sem qualquer contratempo que nem perceberiam que estão grávidas. Mas como cada organismo é de um jeito, com suas peculiaridades, o ideal é informar o obstetra sobre essas pontadas – que são muito comuns – mas que precisam ser avaliadas e, se necessário, a grávida deve ser medicada. Geralmente essas dores são passageiras e desaparecem da mesma forma como apareceram.

Leia também: Principais cuidados no início da gestação

Segundo semestre da gravidez

Pontadas próximas à virilha ou em toda a região pélvica é comum a partir do segundo trimestre de gravidez. Isso ocorre porque os músculos vão se ajeitando para suportar o peso da barriga. Pode ser que o movimentar do bebê ou o seu encaixe também tragam algum desconforto, mas tudo dentro da normalidade. No finalzinho da gravidez, quando o útero já está bem grande e costuma ir entrando por debaixo das costelas, dores mais fortes são bem comuns.

Então, já sabem, gravidinhas, pontadas na barriga no início da gravidez é normal, desde que não sejam seguidas por sangramentos ou por perda de líquido. Na dúvida, informem seus médicos. Eles saberão tranquilizá-las.