Search
Search
X

A partir de que idade se considera gravidez de risco?

Nas últimas décadas, as mulheres têm tido muitas conquistas. Elas têm alcançado sucesso profissional e independência.

Por conta destas mudanças e vitórias, a mulher tem procrastinado cada vez mais a vontade de ser mãe. Mas, afinal de contas a partir de que idade se considera gravidez de risco?

A vida reprodutiva feminina

A medicina afirma que a idade ideal para a maternidade é entre 18 e 28 anos. Por conta da mulher já nascer com uma quantidade específica de óvulos. Depois dos 35 anos esta quantidade diminui drasticamente, além de interferir na qualidade dos mesmos.

Considera-se que entre os 20 e 35 anos a possibilidade de engravidar cai para 25%. Depois desta idade a probabilidade é ainda menor. A partir dos 35 anos, podem aparecer problemas sérios como endometriose, miomas e cistos, que diminuem a fertilidade.

Leia também: Enxaqueca na gravidez – É perigoso? Qual tratamento?

Foto: Health.usnews

Foto: Health.usnews

Portanto, depois dos 35 anos a gestação é considerada de risco, mesmo se a mulher estiver bem de saúde.

De acordo com dados do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de SP, 25% das mulheres acima de 35 anos que engravidaram tiveram abortos e a taxa de nascimentos prematuros foi grande. As causas das complicações em sua maioria são decorrentes de diabetes, hipertensão, entre outros. É comum também nas gestações mais tardias surgirem doenças genéticas com o bebê.



Gravidez tardia e segura

Apesar dos prognósticos não muito favoráveis, existem algumas medidas para diminuir as chances de aparecerem problemas de saúde numa gravidez tardia:

  • Procure um médico. Ele ajudará a investigar sua saúde, requisitando diversos exames de rotina.
  • Esteja com o peso adequado. O risco de desenvolver diabetes é maior, bem como, de ter pressão alta – quando se está com sobrepeso.
  • Faça suplementação com ácido fólico, 3 meses antes de engravidar. Isto ajuda a evitar a má formação do sistema nervoso central do feto.
  • Faça ultrassom. Esse procedimento ajudará a avaliar com mais precisão a posição do embrião dentro do útero materno (em gravidez tardia é comum a gestação ocorrer fora do útero ou a mãe gerar gêmeos).
  • A alimentação deve ser sempre saudável. Beba muita água e não consuma comida crua, principalmente carnes, peixes e ovos.
  • Não realize muito esforço, especialmente nos primeiros 3 meses, mas, exercícios físicos adequados e repouso são importantes.
  • Evite preocupações em demasia e situações de estresse.
  • Não fume e não consuma bebidas alcoólicas.
  • Não manipule fezes de animais, especialmente de gatos.

Está acima dos 35 anos e quer engravidar?

Embora haja todo este conhecimento quanto aos riscos de se gerar e dar a luz tardiamente, ainda é bem comum mulheres de 35 anos em diante engravidarem, tanto através de meios naturais, como pelas técnicas de reprodução assistida.

As muitas estatísticas não devem interferir no desejo de uma mulher ser mãe. Se está, ou não, na idade ideal que a medicina recomenda, a questão é que ser mãe é um presente maravilhoso que vale a pena ser vivenciado no momento que o casal assim desejar.




Comentários:




4 comentários em “A partir de que idade se considera gravidez de risco?

  1. lidiana

    Boa tarde hilda.se vc ja fez de tudo e nao conseguiu e porq Deus tem outros planos p vc tem tanta crianças em busca de um lar e carinho adota um bebe.vc ja e preveligiada tem dois filhos. eu tenho 34 anos sou louca p ser mae ja fiz cirurgia p retirada de endometriose mioma cisto etc.e ata agora nada.

  2. Ligia

    Eu contrario estes índices, desde os 18 anos eu quis e tentei engravidar e somente com 35 (quase 36), engravidei naturalmente e foi tudo perfeito. Tenho 39 anos e estou grávida de 39 semanas. As duas gravidez foram perfeitas e não passei pelas complicações citadas, foram super tranqüilas.

  3. Grazy Maicon Dornelles lima

    Eu gostaria de saber quantas vezes se pode fazer cesariana e os riscos que se pode ter em fazer mais de três cesarias
    Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*