Grávida pode tomar dipirona? Faz mal?

Nosso tira dúvidas de hoje esclarece: grávida pode tomar dipirona? Esse medicamento faz mal para o bebê? E durante a amamentação?

A dipirona é um medicamento muito comum e utilizado, muitas vezes, sem a indicação médica – por conta própria dos pacientes. Mas, será que durante a gestação ele pode ser utilizado normalmente pela mulher? Será que o medicamento pode oferecer riscos? Veja a seguir mais informações e o que dizem as orientações médicas:

Grávida pode tomar dipirona? 

Afinal, dipirona na gravidez faz mal? (roto: Reprodução)

Afinal, dipirona na gravidez faz mal? (roto: Reprodução)

Dipirona: pra que serve? O que trata?

A dipirona sódica é o princípio ativo de diversos medicamentos, todos muito comuns, utilizados para o tratamento e alívio de dores diversas e febre. Sendo assim, funcionam como analgésico, antitérmico e antipirético. Encontrado tanto em gotas, como em comprimido ou solução injetável, tem custo barato e não exige receita médica para a compra, não sendo de venda controlada.

Leia ainda: Dicas de exercícios para quem fez cesárea

A dipirona pode ser utilizada durante a gestação?

Afinal, grávida pode tomar dipirona sódica? Não. Segundo a bula do próprio fabricante, o uso de dipirona não é indicado durante a gestação, principalmente durante os três primeiros – período em que o bebê começa a se formar – e os três últimos meses de gestação. Isso porque há possibilidade de má formação do feto, como fechamento prematuro do ducto arterial e complicações perinatais.

E durante a amamentação?

O uso de dipirona durante o período de amamentação também deve ser evitado.

Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

Os perigos da automedicação

A automedicação é especialmente perigosa durante a gestação. Isso porque a formação de um novo ser e seu desenvolvimento podem ser de várias maneiras prejudicados. Ainda que a mulher já estivesse acostumada com o uso de determinado medicamento antes da gestação, deve consultar seu médico para verificar e garantir que ele não oferece risco para a gestação e para o bebê.

Sempre leia a bula

Além de sempre consultar seu médico, um hábito importante muitas vezes é deixado de lado, trata-se do hábito de ler a bula dos medicamentos antes de seu uso. No site da Anvisa você encontra a Bula do Dipirona Sódica e pode tirar outras dúvidas sobre o uso desse medicamento durante a gravidez.


  • Add Your Comment