Coceira no bico da mama na gravidez

You are currently viewing Coceira no bico da mama na gravidez

A coceira no bico da mama durante a gravidez pode provocar incômodo em algumas mulheres e se prolongar por um bom tempo. Esse sintoma é bem comum e pode também vir acompanhado de dor nos seios.

Apesar da coceira não ser nada agradável, ela apresenta uma função que é muito importante para o bebê: fazer a preparação para o momento da amamentação. Descubra o motivo pelo qual isso acontece e o que pode ser feito para aliviar os sintomas.

Por que ocorre a coceira no bico da mama?

A coceira no bico da mama acontece quando os seios se esticam e aumentam de tamanho durante a gestação. Por volta da sexta à oitava semana da gravidez, a camada de gordura do seio começa a aumentar, preparando as mamas para amamentar o bebê.

Também pode acontecer de esse sintoma aparecer logo no início da gravidez, sendo considerado um dos primeiros sintomas da gestação, junto com dor e uma maior sensibilidade nas mamas.

Mudanças nos seios na gravidez

Dor e coceira nos seios
As mudanças que ocorrem nos seios durante a gravidez são causadas porque o corpo está se adaptando para que possa amamentar o bebê. (Foto: Moopen)

Quando isso ocorre, os mamilos também crescem e adquirem uma aparência mais escura, além de ficarem endurecidos. As veias se tornam mais visíveis e, devido ao aumento dos seios, é nesse momento que surgem as estrias.

Em alguns casos, podem surgir pequenas bolinhas em volta da aréola e também na parte de baixo dos seios, principalmente nas épocas de mais calor. Essas bolinhas provocam coceira e consistem em uma espécie de glândula de gordura protetora.

 Por volta do terceiro mês de gestação, os seios passam a produzir um líquido de cor amarelada, chamado de colostro, que possui um alto poder nutritivo. É com esse líquido que o bebê se alimentará em suas mamadas nos primeiros dias de vida.

Durante os últimos meses da gestação, é possível identificar um pouco do líquido escorrendo do bico das mamas. Há mulheres que esse vazamento não aparece, enquanto outras ocorre antes.

coçeira no bico da mama na gravidez
Foto: Pluska

Coceira no bico da mama na gravidez

Caso você tenha o costume de usar cremes ou óleos corporais nos seios, o melhor é falar com o médico antes de fazer isso na gravidez, para esclarecer se não causará danos para o bebê. O uso do óleo de amêndoa pode ser feito, mas é preciso parar caso sinta coceira no bico, para assim poder identificar se é o óleo que está causando esse sintoma.

Tomar banho de sol nos seios também é recomendado para fortalecer os mamilos. Isso deve ser feito durante a manhã, antes das 10h. É importante utilizar um filtro solar para proteger a pele.

Para amenizar a coceira no bico da mama, o ideal é usar sutiãs para gestantes, que são feitos de algodão e possuem os bojos mais macios. Outra dica é fazer movimentos circulares suavemente no bico do seio, usando o dedo indicador.

Equipe Gestação Bebê

A equipe de redatores do Gestação Bebê é formada por jornalistas e profissionais convidados de diversas áreas, como pediatria e psicologia.

Deixe um comentário