Grávida pode tomar banho de banheira?

You are currently viewing Grávida pode tomar banho de banheira?

Grávida pode tomar banho de banheira? Descubra!

Algumas coisas simples como tomar um banho de banheira, e que nem pensamos duas vezes em fazer quando não estamos grávidas, tornam-se complicadas depois que descobrimos a gravidez, pois podem ser perigosas tanto para a grávida quanto para o feto.

Ao mesmo tempo em que a gravidez é a fase mais sublime da vida de uma mulher, ela pode também ser confusa, diante dos diversos perigos presentes nas tarefas mais simples.

Afinal, é possível tomar banho de banheira durante a gravidez?

Grávida pode tomar banho de ofurô ou hidro
Um banho de gravidez é sempre relaxante. Foto: YouTube

Pode parecer até algo sem importância ter este questionamento, mas não é, e existem maneiras de fazer isto sem causar traumas ao feto nem a grávida.

É possível sim tomar banhos de banheira durante a gravidez, afinal, durante esse período ficamos cansadas e estressadas, além de ter dores nas pernas e nas costas, então nada melhor do que um banho pra relaxar (Estresse na gravidez) .

Mas você vai precisar tomar algumas medidas de precaução durante o banho, pois o feto é bastante sensível a mudanças externas, então não deixe de seguir as dicas que daremos a seguir.

Tome cuidado ao tomar banhos de banheira no início da gravidez

O primeiro trimestre é o período em que os órgãos do seu bebê estão em formação, então todo cuidado é pouco nesta fase da gestação.

Temperatura da água

A temperatura da água da banheira deve estar bem próxima da temperatura do seu corpo, podendo chegar no máximo a 39 graus, pois podem ser causados diversos problemas relacionados a temperatura alta da água como:

  • Aumento da temperatura do líquido amniótico, o que é prejudicial ao bebê (É normal perder líquido na gestação?);
  • Banhos muito quentes abaixam muito a pressão, e grávidas já tem pressão mais baixa, o que pode levar a desmaios;
  • Podem ocorrer abortos e defeitos congênitos no bebê.
Pode tomar banho de banheira durante a gravidez?
Foto: Verywell

Como saber se a água está muito quente

A água está muito quente quanto você:

  • Ficar com a pele vermelha pelo contato com ela;
  • Se você tiver dificuldades em colocar o pé na água devido à temperatura e;
  • Se você começar a suar dentro da água.

Quais as precauções que posso ter?

Um das coisas mais importantes a se fazer é sempre ter um termômetro a mão, para verificar se a água está muito acima dos 39 graus.

Caso entre na água, e mesmo assim sinta que ela está muito quente, mantenha sempre um balde de água fria ao lado da banheira, assim você pode adicionar água sempre que achar necessário.

O mais importante é seguir o instinto nestes momentos, e caso ache que algo está errado, saia da água.

O banho de banheira durante a gravidez não deve ser motivo de preocupação, principalmente se você sabe todas as precauções que deve tomar.

Sabemos que para ter uma gestação tranquila muitas vezes é necessário a grávida tomar um banho de banheira pra relaxar, então siga as dicas que demos que não haverá perigo.

Equipe Gestação Bebê

A equipe de redatores do Gestação Bebê é formada por jornalistas e profissionais convidados de diversas áreas, como pediatria e psicologia.

Deixe uma resposta