Importância do zinco para gestante e o bebê

Alguns nutrientes são fundamentais durante a gestação. Eles fazem toda a diferença na vida da mãe e do bebê durante os nove meses de gravidez. Um exemplo é o zinco. Mas, você sabe para que ele serve e em que alimentos pode ser encontrado? Confira a seguir estas informações e descubra se você tem tido uma dieta rica neste importante nutriente:

A importância do zinco

O zinco é importante durante a gestação pois promove a formação de importantes órgãos e sistemas do bebê, como o nervoso e o circulatório. Ele também atua no metabolismo. Se durante a gestação a alimentação for deficiente no que se refere a este nutriente, o bebê poderá ter sua formação prejudicada. Mas, não é só durante a gestação que o zinco é importante: ele deve estar presente ainda durante toda a infância do bebê.

Leia ainda: Dor no estômago durante a gravidez

Os benefícios do zinco

São muitos os benefícios do zinco. Dentre eles, está a manutenção de um sistema imunológico fortalecido. Ele ainda ajuda a promover a cicatrização, o crescimento e o desenvolvimento do paladar e do processo digestório. Perda do apetite, atrasos no crescimento, sistema imunológico enfraquecido, queda de cabelo e alterações da pele: estes são alguns dos problemas causados pela falta do zinco. Os pais devem sempre ficar atentos. Casos seus filhos apresentem alguns destes problemas, é necessário verificar se não se trata da deficiência do nutriente.

Foto: oficinadamoda.

Foto: oficinadamoda.

Onde o zinco é encontrado? Alimentos ricos no nutriente

O zinco está presente na carne vermelha, nas ostras, no frango, ovos, leite e seus derivados. Oleoginosas como as amêndoas, e muitos vegetais como abóbora, alface, batata (e também a batata-doce), beterraba, brócolis, cebola, cenoura, couve e couve-flor são fonte do nutriente. Os cereais integrais também são fonte de zinco.


  • Add Your Comment

    *