Search
Search
X

Grávidas podem comer qualquer tipo de peixe e frutos do mar?

Uma alimentação saudável e equilibrada faz toda a diferença durante os nove meses de gestação, tornando o período mais tranquilo, beneficiando o bebê e diminuindo os sintomas negativos a gravidez. No entanto, muitas dúvidas podem surgir em relação ao cardápio. Peixe e frutos do mar, por exemplo. As gestantes podem comer todos os tipos? Eles podem fazer mal? Por quê? Veja a seguir as respostas:

O consumo de peixes e frutos do mar

Não há qualquer perigo em comer a maioria dos peixes e frutos do mar durante a gestação. Mas, para isso existe uma condição: eles devem estar bem cozidos. Alguns médicos recomendam que suas pacientes não comam peixes ou frutos do mar crus para não correr riscos. Por isso, converse com seu médico.

Leia ainda: Dor de cabeça na gestação

Foto: xalingo.

Foto: xalingo.

Alimentos crus



As preparações envolvendo peixes e frutos do mar crus não estão totalmente proibidas durante a gestação, mas há maior risco de infecções alimentares, por isso é preciso cuidado. Eles podem apresentar parasitas extremamente prejudiciais, que evitam que o bebê receba de sua mãe os nutrientes necessários para seu desenvolvimento. Para evitar esse problema, vá apenas a locais que você conhece e que prezam pela higiene e procedência dos alimentos servidos.

Peixes: fontes de omega 3

Os peixes, desde que preparados corretamente, são alimentos muito saudáveis, importantes fontes de omega 3. Alguns dos peixes mais recomendados durante a gestação são salmão, truta, sardinha, anchova, arenque e atum fresco.

Ostras e mariscos

Ostras e mariscos também precisam de atenção especial e devem ser evitados crus, pois podem conter vírus e bactérias que também causam intoxicações alimentares. Elas podem ocorrer mais facilmente, já que o sistema imunológico da mulher está mais vulnerável. Prefira ostras e mariscos bem cozidos para não correr riscos.




Comentários:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*