Alimentos que devem ser evitados pelas grávidas

A alimentação da gestante é um fator decisivo para a saúde da gestação e o pleno desenvolvimento do bebê. Além de se preocupar em ingerir todos os nutrientes em quantidades adequadas e fazer refeições equilibradas, a mulher gravida deve se redobrar a atenção na hora de comer fora de casa, em restaurantes em lanchonetes.

De maneira geral, existem alguns alimentos que devem ser evitados durante a gestação. Veja a seguir quais são eles:

Alimentos não indicados para gestantes

O primeiro alimento da lista são bebidas, as chamadas bebidas isotônicas. Estas bebidas são utilizadas por atletas que realizam atividades físicas de alto impacto e precisam repor a perda de minerais pelo suor. Se a mulher não praticar exercícios, não precisa desta bebida.

Caso a gestante pratique exercícios, deve receber a orientação de um profissional sobre continuar ou não ingerindo a bebida.

Outro vilão é a bebida termogênica, que acelera o metabolismo. A gestante já tem um gasto energético maior do que o normal, e estas bebidas podem provocar aumento da pressão arterial, prejudicial para mãe e bebê.

Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

  Leia ainda: Aromaterapia para o bebê: quais os benefícios?

O whey protein, suplemento muito utilizado por atletas e pessoas que realizam atividades físicas intensas, tem benefícios comprovados. Porém, isso não vale para o período gestacional. Em alguns casos específicos, quando a mulher não conseguir suprimir suas necessidades de proteínas com a alimentação normal, o suplemento pode ser receitado, o que depende de uma avaliação médica.

A comida japonesa é o quarto alimento da lista. O consumo de comida japonesa na gestação é controverso: alguns médicos não recomendam outros apenas fazem ressalvas. O que acontece é que durante a gravidez a mulher fica mais suscetível a adquirir infecções, já que existe a possibilidade de se contrair bactérias com a ingestão de alimentos crus. Porém, vale lembrar que o restaurante escolhido deve ser higiênico e refrigerar adequadamente os alimentos.