Dicas De Nutrientes Essenciais Na Gestação

A manutenção de um corpo saudável para uma gestante é fundamental para o bem estar dela e do bebê.

Como se sabe, os nutrientes passam de mãe para filho. Portanto, é importante dar atenção a certos nutrientes – além das proteínas e carboidratos – para que mãe e filho fiquem saudáveis e fortes.

Confira se você está se alimentando com os nutrientes certos:

Foto: Healthblog.ncpa

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Vitamina A

Ele é encontrado em alimentos de origem animal e vegetal. Fundamental participação no desenvolvimento dos aparelhos digestivo e circulatório. Importante para o aperfeiçoamento do coração e das células.

É recomendado seu consumo diariamente.

A vitamina A está:

  • No fígado;
  • Na manteiga;
  • Nos queijos;
  • Brócolis;
  • Espinafre;
  • Cenoura;
  • Melão e;
  • Na manga.

Geralmente é necessário consumir mais desses alimentos nos últimos três meses de gestação.

Vitaminas do Complexo B

Nesse complexo estão as vitaminas B1, B2, B3, B6 e B12. Elas ajudam a converter o alimento em energia e na produção de novas células. Importantíssima no início da gestação e podem garantir bom peso do bebê ao nascer.

Encontre a vitamina B nos seguintes alimentos:

  • Cereais integrais;
  • Feijão;
  • Carne de porco;
  • Leite;
  • Ovos;
  • Carnes magras;
  • Vegetais verdes com folhas;
  • Aves e peixes.

A vitamina B6 tem um papel crucial na formação do sistema nervoso da criança.  Já a B12 é vital para produção de células vermelhas do sangue.

Folato e Ácido Fólico

Foto: Frg

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Também estão no grupo das vitaminas B. Se consumidos antes da gestação e durante o primeiro trimestre reduz consideravelmente o risco de algum defeito no tubo neural.

Os folatos estão:

  • Nas laranjas;
  • Nas bananas;
  • Vegetais folhosos verdes.

Quanto ao ácido fólico é recomendável o uso de suplementos e alimentos enriquecidos como o pão e cereais matinais.

Vitamina C

Foto: Divulgação

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Essa famosa vitamina ajuda a produzir tecidos novos. Para o bebê serve para crescer e se desenvolver. Para a gestante serve para absorver ferro dos alimentos.

Encontre a vitamina C:

  • Nas frutas cítricas (acerola, limão e laranja);
  • No mamão;
  • Na manga;
  • No maracujá e;
  • Nos vegetais como o tomate, agrião, acelga, pimentão verde e espinafre.
Foto: Mirantte

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Vitamina E

Ela é antioxidante e reduz o risco de aborto e do nascimento prematuro.

Consuma-a através dos:

  • Óleos vegetais (de soja, algodão, milho e girassol);
  • Abacate;
  • Sementes e nozes..

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Vitamina D

A vitamina D é sintetizada quando a sua pele é exposta ao sol. Primordial na absorção de cálcio, desenvolvimento de ossos e dentes do bebê.

As boas fontes são:

  • Leite;
  • Ovos;
  • Peixes (salmão, atum e sardinha).

Consuma essas vitaminas sempre seguindo a prescrição de uma nutricionista obstetra para que não haja consumo exagerado ou insuficiente.