Ganho de peso recomendado durante a gestação

O ganho de peso durante a gestação é uma questão delicada e que merece atenção. É que se a mulher engordar demais, pode haver prejuízos para ela e para seu bebê. Por outro lado, restrições na alimentação não devem ser feitas no período. Veja a seguir quantos quilos é normal engordar durante os nove meses:

Quantos quilos é normal ganhar ao longo da gestação?

Esta é uma questão que divide os médicos, mas todos concordam que o ganho não pode e não deve ser excessivo. Ao longo dos nove meses, é normal que a mulher engorde de de 7 a 15 quilos. Muitas ficam na faixa dos 9 ou 11.

Leia ainda: Quando é preciso usar meias de contensão na gestação?

Foto: embarazo10.com.

Foto: embarazo10.com.

Diferentes tabelas

Uma tabela desenvolvida pelo Instituto de Medicina dos Estados Unidos (IOM) sugere que a mulher engorde de 11 a 16 quilos desde que, no início da gestação, ela não esteja acima do peso e tenha IMC entre 19 e 26.

Outra tabela, desenvolvida pelo médico chileno Pedro Rosso é um pouco mais rigorosa e sugere que a mulher deve engordar apenas mais ou menos 15% do peso que tinha no início da gestação.

Independentemente das tabelas…

Independentemente das tabelas, as gestantes não devem engordar demais mas ao mesmo tempo precisam respeitar seus limites e necessidades para uma gravidez saudável. O excesso de peso pode levar a graves problemas como hipertensão.

Alimentação saudável

A alimentação saudável é fundamental para manter o controle do peso durante a gestação e para ter nove meses bastante saudáveis, inclusive para o bebê. Durante a gestação, é errado pensar que a mulher vai comer por dois para justificar o ganho de peso. Ela vai precisar de uma dieta balanceada para garantir para si e para o seu bebê todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento no período.

Avalie este conteúdo!
  • Comente: