Quando é preciso usar meias de compressão na gestação?

As meias de compressão são bastante utilizadas por gestantes para combater o inchaço dos membros inferiores. O uso não é obrigatório, mas pode ajudar bastante. Veja:

O inchaço

O inchaço nas pernas e pés ocorre principalmente com a chegada do segundo trimestre. É que o útero já bastante crescido faz com que alguns vasos sanguíneos na região do quadril sejam comprimidos, dificultado a circulação de sangue nos membros inferiores.

Leia ainda: Importância da vacina de hepatite A no bebê

As meias de compressão

As meias de compressão ajudam a suavizar o inchaço das penas e pés e também o desconforto causado por este sintoma da gestação. O uso da meia ocorre ainda quando além de inchaço há a presença de varizes. Geralmente as gestantes usam as meias de compressão suave ou média.

Foto: Coração Alerta.

Foto: Coração Alerta.

Viagens de avião

O uso das meias não é obrigatório, mas em situações como vôos de avião com duração de mais de quatro horas seu uso é bastante recomendado. Ao passar várias horas sentada, a circulação pode ser dificultada. É recomendado ainda caminhar um pouco pelo corredor do avião a cada duas horas.

Outras maneiras de aliviar o inchaço

O inchaço pode ser bastante desconfortável, por isso além das meias, outras medidas podem ajudar a diminuí-lo. São elas:

  • Repouso: a gestante precisa repousar bastante. Não é recomendado ficar longos períodos em pé ou sentada. Ao final do dia, descanse com as pernas levemente inclinadas sobre uma almofada, por exemplo, para promover a circulação;

  • Sapatos confortáveis: utilize sapatos confortáveis para aguentar os dias de trabalho ou passeio. Além disso, evite os saltos altos;

  • Beba muita água: é importante ainda ingerir bastante água durante este período;

  • Exercícios físicos: os exercícios físicos ajudam a promover a circulação e a evitar o aumento de peso, que aumenta o problema.