Cuidados com o sol durante a gestação

O sol pode ser um vilão durante a gestação se a mulher não tomar alguns cuidados. É claro que ele é necessário para a obtenção da vitamina D, mas pode se dizer que, durante os nove meses de espera pelo bebê, é preciso ser cautelosa com relação à exposição solar. Por quê? Um dos grandes problemas são as manchas na pele.

Manchas na pele

Cerca de 90% das gestantes têm manchas na pele, um número bastante alto. E, o sol é o grande causador destas manchas. Durante a gestação, as manchas na pele podem aparecer mais facilmente devido ao grande volume e a grande atividade dos hormônios.

Leia ainda: Curiosidades e dicas sobre nomes de bebês

As manchas mais comuns

Segundo dermatologias, as manchas mais comuns são aquelas que aparecem na pele do rosto, chamadas de melasmas. Elas surgem nas bochechas, no nariz, próximo aos olhos e na linha nigra, na barriga.

Foto: beautysouthafrica.

Foto: beautysouthafrica.

Tratamento

Algumas manchas podem desaparecer durante a gestação, outras não. Sendo assim, para removê-las é necessário realizar tratamentos específicos, como o uso de cremes clareadores e peeling, mas isso só pode ser feito depois do período de amamentação. Sendo assim, é importante evitar que as manchas apareçam.

Proteção

Para evitar, é necessário se proteger. As gestantes precisam tomar alguns cuidados, e o principal deles é o uso do protetor solar. As gravidas não devem se expor à luz solar sem o uso do protetor solar, inclusive no inverno e nos dias mais nublados. Repassar o produto ao longo do dia também é necessário. Além disso, é preciso evitar a exposição em horários de sol forte, como depois das 10h da manhã até as 16h da tarde. Aproveite para usar chapéu, óculos escuros e outros acessórios charmosos que vão ajudar a te proteger dos efeitos negativos do sol.