Cisto de Naboth

O útero é um órgão fundamental para a reprodução e deve receber a devida atenção. Por isso, apesar de o cisto de Naboth não ser considerado perigoso para a saúde da mulher, é preciso conhecer sobre suas causas e possíveis tratamentos.

O que é cisto de Naboth?

O cisto de Naboth é um nódulo pequeno formado na superfície do colo do útero. Ele surge devido a um acúmulo de muco, que é liberado através das glândulas de Naboth, localizadas no colo do útero.

Como o muco se modifica durante o ciclo (tornando-se mais elástico por causa do estrogênio ou mais opaco por conta da progesterona), ele acaba penetrando na cavidade dos poros e se endurecem. O muco que fica acumulado se converte em um cisto arredondado, identificado através do exame ginecológico ou do toque vaginal.

cisto naboth cervical

Esse cisto pode surgir sozinho ou em conjunto e não apresenta riscos para a mulher. (Foto: Haiku Deck)

O seu tamanho depende da quantidade de muco que obstruiu os poros e pode ou não trazer desconforto.

Leia mais: Cisto no ovário pode ser confundido com gravidez?

Cisto de Naboth causa dor?

Essas espinhas no colo uterino são bem comuns em mulheres com idade reprodutiva e, na grande maioria das vezes, não provocam nenhum tipo de dor. Além disso, o cisto de Nboth não causa infertilidade ou algum tipo de prejuízo à gestação.

Por isso, é importante comunicar ao ginecologista qualquer corrimento ou sangramento diferente, bem como dores na região pélvica ou no abdômen, que podem indicar outras situações.

Sintomas 

A presença do cisto de Naboth normalmente não apresenta sintomas. Apesar disso, ele pode indicar que houve uma infecção, inflamação ou irritação no colo do útero anteriormente.

As causas podem ser inúmeras, incluindo a proliferação de bactérias (como no caso da candidíase), ou algo mais grave, como clamídia ou sífilis.

 cisto de naboth no ovario esquerdo

Foto: FarediUnaMosca

Tratamento

Geralmente, não há a necessidade de um tratamento para os cistos de Naboth, pois eles somem sozinhos. Porém, há alguns casos raros onde eles se tornam muito grandes e provocam uma alteração na forma do útero.

Nesses casos, é preciso que seja removido através de uma cirurgia de baixo risco ou por cauterização. A remoção só é feita quando eles apresentam um tamanho que causa incômodo para a mulher.

Remédio caseiro para cisto de Naboth

Existem alguns remédios caseiros que ajudam a tratar esses cistos. O óleo de rícino é um dos indicados, porque ajuda na eliminação de toxinas do organismo e a melhorar a circulação, o que pode reduzir o cisto e fazer com ele desapareça.

O que é Cisto de Naboth?

Foto: StyleCraze

Para isso, aplique o óleo sobre a pele, na região onde se encontra o cisto. Porém, isso não deve ser feito se você estiver grávida e nem durante a menstruação.

Outro remédio indicado é o chá de unha de gato e uxi amarelo, plantas que podem ser encontradas em lojas de produtos naturais. Para preparar o chá, coloque 1 colher de sopa de umas dessas plantas para ferver por cerca de 10 minutos. Em seguida, basta coar e beber. O chá de uxi amarelo deve ser ingerido de manhã e o de unha de gato à tarde.


  • Add Your Comment